O outro invisível: o papel do branco na construção e manutenção do racismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2019v1n8.43411Abstract
Resumo: O estudo das relações raciais é tema discutido em distintos campos do saber, sem, no entanto, esvaziar-se e nem se colocar dentro de uma mesma chave interpretativa. Ao contrário, desvela-se em análises várias, que complexifcam o entendimento do racismo, do preconceito e da discriminação racial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é descrever o papel do branco como categoria analítica e a sua neutralidade na construção e manutenção do racismo no Brasil. Para isto, foram utilizados como eixos temáticos os estudos sobre branquitude e branqueamento, que se afnam com os escritos pioneiros de Alberto Guerreiro Ramos, Abdias Nascimento e Frantz Fanon. Início por uma abordagem geral da construção dos estudos das relações raciais, com a fnalidade de aglutinar o debate sobre o sujeito branco, no sentido de percebê-lo como pressuposto essencial para construção e manutenção da desigualdade, da discriminação e do preconceito racial.
Palavras-chave: Relações raciais. Branquitude. Racismo. DiscriminaçãoDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).