PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ARQUIVO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Parole chiave:
Produtos e Serviços de Informação Arquivística. Arquivo – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Arquivo Setorial. Tecnologia da InformaçãoAbstract
RESUMO
É observado que existe uma lacuna na literatura especializada, no que diz respeito aos produtos e serviços arquivísticos, ou seja, assunto ainda pouco explorado na área da Ciência da Informação, e que pode ser implantado como uma metodologia de ensino-aprendizagem, além de ter um caráter informativo com o aporte tecnológico. Os produtos e serviços arquivísticos de informação trazem ao público usuário, um resgate do que existe e dos serviços oferecidos em uma unidade de informação. Caracterizando-se como uma unidade que presta serviços de informação, dotada de organização, pessoal, produtos e estrutura para atender aos usuários, temos as seguintes questões: Quais os produtos e serviços tecnológicos que o Arquivo pode vir a oferecer? Nessa perspectiva, o presente artigo aborda sobre o arquivo do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mostrando como o campo das tecnologias de informação podem promover, a partir de produtos e serviços arquivísticos, tais unidades. A pesquisa caracteriza-se quanto ao delineamento, como estudo exploratório e descritivo. Pontos importantes foram abordados em relação aos Arquivos e produtos e serviços arquivísticos de informação, com a criação do Blog, FanPage, Folder e de um Vídeo didático. Recomenda-se que estudos futuros sejam empreendidos sobre a temática em pauta, que por se tratar de um assunto ainda novo, não se esgota nesta pesquisa.Downloads
Riferimenti bibliografici
REFERÊNCIAS
AMARAL, Sueli Angelica do. Marketing da informação na internet: ações de promoção. Campo Grande: UNIDERP, 2004.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BARRETO, Juliano Serra. Desafios e avanços na recuperação automática da informação audiovisual. Ciência da Informação, Brasília, v.36, n.3, p.17-28, set./dez. 2007.
BELLOTO, Heloisa Liberalli. Universidade e arquivos: perfil, história e convergência. Transinformação, Campinas, v.1, n.3, p.15-28, set./dez. 1989.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
CORNELSEN, Julce Mary; NELLI, Victor José. Gestão integrada da informação arquivística: o diagnóstico de arquivos. Arquivística.net, Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p. 70-84, ago./dez. 2006.
CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, Maria Suzana de Lemos. Iniciação à metodologia científica: participação em eventos e elaboração de textos científicos. Belo Horizonte: Nescon UFMG; Coopmed, 2009.
CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; ZAMBAN, Debora; OLIVEIRA, Viviane Martins Arruda de. Blogs sobre biblioteconomia e a ressignificação da profissão no Brasil: uma análise do blog Bibliotecários Sem Fronteiras. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.18, n.1, p. 698-715, jan./jun. 2013.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2008.
FERREIRA, Gonçalo Costa. Redes sociais de informação: uma história e um estudo de caso. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.3, p.208-231, jul./set. 2011.
GUIA do Arquivo Setorial do CCHLA. João Pessoa: [s.n.], 2010. Disponível em: <http://www.cchla.ufpb.br/wp-content/uploads/2010/11/Guia.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2014.
INAFUKO, Laura Akie Saito; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório. Diretrizes para o desenvolvimento e a avaliação de blogs de biblioteca. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v.17, n.35, p.145-166, set./dez. 2012.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed.rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6.ed.rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2006.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3.ed.rev. e ampl. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Tradução de Magda Bigotte de Figueiredo. Lisboa: Dom Quixote, 1998.
SANTOS, Ester Laodiceia; ROCHA, Suely Margareth da. O blog como ferramenta de comunicação entre a biblioteca e seus usuários: a experiência da Biblioteca Lydio Bandeira de Mello, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v.17, n.33, p.134-152, jan./abr. 2012.
SCHELLENBERG, Theodore R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Tradução de Nilza Teixeira Soares. 6.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
SILVA, Antonio Braz de Oliveira e et al. Análise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v.35, n 1, p. 72-93, jan./abr. 2006.
SOUSA, Beatriz Alves de. Glossário: biblioteconomia - arquivologia – comunicação e ciência da informação. 2.ed.rev. e atual. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2008.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).