Performatividade pós-humana na arquivologia

Autores

  • Patrícia Silva UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nEdição%20Especial.68964

Palavras-chave:

Sociomaterialidade, Performatividade, Pós-Humano, Arquivologia

Resumo

Apresento uma breve exposição sobre o pensamento pós-humano, a sociomaterialidade e a relação – Humanos e não-humanos nas práticas sociais. A performance é o mecanismo através do qual todos (humanos e não-humanos) se relacionam entre si, independentemente de quaisquer diferenças ou a real complexidade de suas estruturas. Logo, ao desenvolver a abordagem sociomaterial, o que se pretende é recuperar os objetos/coisas, e consequentemente a materialidade na vida social, repensando suas relações nas práticas sociais, observando que esses precisam ser tratados também como partes integrantes da promulgação da existência humana, e não simplesmente contextos ou ferramentas (in)visíveis. Nós precisamos mostrar como as coisas que as pessoas fazem, fazem as pessoas a fazer coisas. Esta pesquisa não pretende colocar o humano acima dos materiais, objetos/coisas, mas entre esses e reciprocamente. Estes objetos/coisas podem ser usados por nós humanos, mas eles também podem usar os seres humanos e influenciar, mudar uma prática social, que então não é mais particularmente humana. Descentralizar o sujeito humano não significa deixar os humanos de fora e centrar-se exclusivamente nos não-humanos, mas sim permitir que humanos e não-humanos se concentrem na análise social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Silva, UFPB

Pós-Doutorado em Educação (FACED/UFBA) Doutora em Educação (FACED/UFBA). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação (DECIN/UFRN). Profa. Associada do Departamento de Ciência da Informação (DCI/UFPB). Profa. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações Aprendentes (PPGOA/UFPB). Lider do Grupo de Pesquisa LabTech Design & Sociomaterialidade e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais.

Referências

BARAD, K. Posthumanist Performativity: Toward an Understanding of How Matter Comes to Matter. Journal of Women in Culture and Society, v. 28, n. 3, p. 801-831, 2003.

BARRY, W. The professional learning of academics in higher education: a sociomaterial perspective. Canterbury Christ Church University: D.thesis, 2018.

BAYNES, S; JANDRIC, P. From anthropocentric humanism to critical posthumanism in digital education. Knowledge Cultures, v. 5, n. 2, p. 197-216, 2017.

BENNETT, J. Thing-Power. In: BRAUN, B.; WHATMORE, S. J. Political Matter: Technoscience, Democracy, and Public Life. Minnesota: University of Minnesota Press, 2010. p. 35-62.

BUHL, H.; ANDERSEN, M.; KEROSUO, H. I Work All Day with Automation in Construction: I am a Sociomaterial-Designer. In: NORDIC CONFERENCE ON CONSTRUCTION ECONOMICS AND ORGANIZATION, 10., 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/S2516-285320190000002018. Acesso em: 2 jun. 2019.

COUTO, E. S. Corpos voláteis, corpos perfeitos: estudos sobre estéticas, pedagogias e políticas do pós-humano. Salvador: Edufba, 2012.

DREYFUS, H. What Computers Still Can’t Do. Cambridge MA: MIT Press, 1993.

FENWICK, T. Sociomateriality and Learning: a critical approach. In: SCOTT, D.; HARGREAVES, E. (Eds.). The Sage Handbook of Learning. 2015. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Sociomateriality-and-learning%3A-a-critical-approach-Fenwick/686562cda366d4fd95734d060be48f8496217abd. Acesso em: 2 jun. 2019.

FENWICK, T.; EDWARDS, R. Actor-Network Theory in Education. London, New York: Routledge, 2010.

FLORÊNCIO, J. Ecology Without Nature, Theatre Without Culture Towards an Object-Oriented Ontology of Performance. O-Zone: A Journal of Object-Oriented Studies, v. 1, p. 118-127, 2014.

GYGI, F. R. Materiality. In: CALLAN, H. The International Encyclopedia of Anthropology. [S.l]:Wiley Online Library, 2019.

HARAWAY, D. Manifesto ciborgue Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HARAWAY, D.; KUNZRU, H.; TADEU, T. (Org.) Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 33-118.

HARVEY, P.; KROHN-HANSEN, C.; NUSTAD, K. G. Introduction. In: HARVEY, P.; KROHN-HANSEN, C.; NUSTAD, K. G. Anthropos and the Material. London: Duke university press, 2019. p. 1-34.

HERAZO-BUSTOS, M. I; CASSIANI-MIRANDA, C. A. Humanismo y poshumanismo: dos visiones del futuro humano. Salud Uninorte, Barranquilla, v. 31, n. 2, p. 394-402, 2015.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

KIPNIS, A. B. Agency between humanism and posthumanism: Latour and his opponents. Hau: Journal of Ethnographic Theory, v. 5, n. 2, p. 43–58, 2015.

MICHAEL, M. Reconnecting Culture, Technology and Nature: From Society to Heterogeneity. London: Taylor & Francis, 2000.

MONTERROZA, A. Una revisión crítica a la teoría del Actor-red para el estudio de los artefactos. Trilogía Ciencia Tecnología Sociedad, v. 9, n. 17, p. 49-62, 2017.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: 34, 1994.

LATOUR, B. Where are the missing masses, sociology of a few mundane artefacts. In: BIJKER, W.; LAW, J. Shaping Technology-Building Society. Studies in Sociotechnical Change. Cambridge: MIT Press, 1992. p. 225-259.

LE BRETON, D. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.

LEONARDI, P. M. Materiality, Sociomateriality, and Socio-Technical Systems: What Do These Terms Mean? How Are They Related? Do We Need Them? In: LEONARDI, P. M; NARDI, B. A.; KALLINIKOS, J. (Eds.). Materiality and Organizing: Social Interaction in a Technological World. Oxford: Oxford University Press., 2012. p. 25-48.

LEONARDI, P. M; NARDI, B. A.; KALLINIKOS, J. (Eds.). Materiality and Organizing: Social Interaction in a Technological World. Oxford: Oxford University Press., 2012. p. 25-48.

MACGREGOR, N. A História do Mundo em 100 Objetos. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

MONTEIRO, M. S. A. Os dilemas do humano: reinventado o corpo numa era (bio) Tecnológica. 198f. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, 2005.

MONTERROZA, A. Una revisión crítica a la teoría del Actor-red para el estudio de los artefactos. Trilogía Ciencia Tecnología Sociedad, v. 9, n. 17, p. 49-62, 2017.

OLIVEIRA, M. V. et al. Processos Educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32., 2009, Caxambu. Anais... Caxambu: [S.n.], 2009.

PENNYCOOK, A. Posthumanist Applied Linguistics. Applied Linguistics, v. 39, n. 4, p. 445–461, 2018.

PEREIRA, R. S.; DINIS, N. F. Itinerários da pesquisa pós-estruturalista em

Educação. Itinerarius Reflectiones - Revista Eletrônica da Pós-Graduação em Educação, v. 11, n. 2, p. 1-16, 2015.

PICKERING, A. Practice and post-humanism: social theory and a history of agency. In: SCHATZKI, T. R.; KNORR-CETINA, K.; VON SAVIGNY, E. (Ed.). The practice turn in contemporary. London: Routledge, 2001. p. 172-183.

PICKERING, A. Living in the material world. In: VAUJANY, FX; MITEV, N. (Eds.). Materiality and Space: organizations, artefacts and practices., London: Palgrave Macmillan, 2013. p. 25-40.

POSTMA, D. Education as sociomaterial critique. Pedagogy, Culture Society, v. 20, n.1, p. 137-156, 2012.

REDDINGTON, S.; PRICE, D. Pedagogy of New Materialism: Advancing the Educational Inclusion Agenda for Children and Youth with Disabilities. Disability Studies Quarterly, v. 38, n. 1, 2018. Disponível em: http://dsq-sds.org/article/view/5945/4879. Acesso em: 16. nov. 2018.

ROUSE, J. Two concepts for practices. In: SCHATZKI, T. R.; KNORR-CETINA, K.; VON SAVIGNY, E. (Ed.). The practice turn in contemporary. London: Routledge, 2001. p. 198-208.

SCHATZKI, T. R. A new societist social ontology. Philosophy of the Social Sciences, v. 33, n. 2, p. 174-202, 2003.

SCHATZKI, T. R. Materiality and social life. Nature and Culture, v. 5, n. 2, p. 123-149, 2010.

SCHATZKI, T. R. Introduction: practice theory. In: SCHATZKI, T. R.; KNORR-CETINA, K; VON SAVIGNY, E. (Ed.). The practice turn in contemporary. London: Routledge, 2001a.

SCHATZKI, T. R. Practice mind-ed orders. In: SCHATZKI; KNORR-CETINA, K; VON SAVIGNY, E (Ed.). The practice turn in contemporary. London: Routledge, 2001b. p. 50-63.

SCHATZKI, T. R.; KNOR-CETINA, K.; SAVIGNY, E. The Practice Turn in Contemporary Theory. London, New York: Routledge, 2001.

SØRENSEN, E. The Materiality of Learning: Technology and Knowledge in Educational Practice. Cambridge University Press, 2009.

SØRENSEN, T. F. We Have Never Been Latourian: Archaeological Ethics and the Posthuman Condition. Norwegian Archaeological Review, v. 46, n. 1, p. 1-18, 2013.

TAYLOR, C. A. Is a posthumanist Bildung possible? Reclaiming the promise of Bildung for contemporary higher education, Higher Education, v. 74, n. 3, p. 419-435, 2017.

TOOHEY, K. The Onto-Epistemologies of New Materialism: Implications for Applied

Linguistics Pedagogies and Research. Applied Linguistics p. 1–21, 2018.

TURNER, S. The Social Theory of Practices: Tradition, Tacit Knowledge, and Presuppositions. Cambridge: Polity Press, 1994.

WALTZ, S. B. Nonhumans Unbound: Actor-Network Theory and the Reconsideration of “Things” in Educational Foundations. Educational Foundations, v. 20, n. 3-4, p. 51-68, 2006.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

SILVA, P. Performatividade pós-humana na arquivologia. Archeion Online, [S. l.], v. 11, n. Edição Especial, p. p.86–101, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nEdição Especial.68964. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/archeion/article/view/68964. Acesso em: 27 abr. 2024.