A omnipresença do poder em Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.39871Palavras-chave:
poder, omnipresença, anarqueologia, liberdadeResumo
O poder é omnipresente em Michel Foucault, isso é dito textualmente. Resta, contudo, analisar o que significa e se isso implicaria necessariamente em uma avaliação negativa sobre o fenômeno. Para isso, iremos identificar alguns elementos importantes na obra do autor, tais como a superação da concepção jurídico-discursiva do poder, a análise de algumas considerações gerais que Foucault faz sobre as relações de poder, o conceito de “anarqueologia” e a sugestão de uma filosofia analítica da política, em termos de contra-poder. Desta forma, buscamos defender que reconhecer a omnipresença do poder seria, na verdade, detectar uma característica essencial que nos permite lidar melhor com o fato de que estamos sempre em processos relacionais com o poder, mas que isso, ao invés de nos subjugar completamente, permite que sejamos livres.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: História da violência nas prisões. 32. ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: A vontade de Saber. 11. ed. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988a.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o Poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: Uma trajetória Filosófica: Para além do Estruturalismo e da Hermenêutica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política: Ditos e escritos. Vol. V, 2. ed. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
FOUCAULT, Michel. Repensar a política: Ditos e escritos. Vol. VI. Tradução de Ana Lúcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos. Curso no Collège de France (1979-1980). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2014.
OKSALA, Johanna. Foucault on Freedom. New York: Cambridge University Press, 2005.
RAJCHMAN, John. Foucault: A liberdade da filosofia. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
RORTY, Richard. Para realizar a América: O pensamento de esquerda no século XX na América. Tradução de Paulo Guiraldelli Jr, Alberto Tosi Rodrigues e Leoni Henning. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
VEYNE, Paul. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. 2.ed. Tradução de Marcelo Jacques Morais. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2014.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.