Liberalismo, neoliberalismo e a genealogia dos regimes veridicionais em Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v8i2.59388Palavras-chave:
Palavras- chave: liberalismo, neoliberalismo, biopolítica, veridição.Resumo
Este trabalho tem como objetivo expor as principais ideias de Foucault apresentadas em seu curso ministrado em 1979 no Collège de France, intitulado O nascimento da biopolítica. Em seguida, duas análises antagônicas de dois renomados intelectuais serão analisadas, a saber, A ultima lição de Foucault de Geoffroy de Lagasnerie e Y a-t-il um sujet biopolitique de Frédéric Gros. A partir daí será necessário compreender uma série de conceitos, como a recusa foucaultiana dos universais, a genealogia dos regimes veridicionais, a lógica da estratégia e o diagnóstico da política, para que possamos entender como, a partir de uma única obra, é possível a elaboração de duas análises tão distintas, com conclusões tão incompatíveis. Por último, buscamos elucidar como uma compreensão da obra a partir de uma leitura mais ampla, é possível resolver os principais conflitos colocados pelos autores. Mostraremos, por sua vez, que a análise de Gros é mais consistente com o pensamento de Foucault.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 11. ed. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 2: O uso dos prazeres. 5. ed. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e História dos Sistemas de Pensamento: Ditos e escritos. Vol. II. Tradução de Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
FOUCAULT, Michel. Omnes et Singulatim: para uma crítica da razão política. Tradução de Selvino J. Assmann. Desterro: Nephelibata, 2006.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Estratégia, Poder-Saber: Ditos e escritos. 2. ed. Vol. IV. Tradução de Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
GROS, Frédéric. Y a-t-il um sujet biopolitique? Nóema, IV – 1/2013, p. 31 – 42. Disponível em: Acesso em 12 de maio de 2021.
LAGASNERIE; Geoffroy de. A última lição de Michel Foucault. Tradução de André Telles. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
REVEL; Judith. Dicionário Foucault. Tradução de Anderson Alexandre da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.