Arte e Pessimismo em “O Nascimento da Tragédia”

Autores

  • Robson Costa Cordeiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56768

Palavras-chave:

Nietzsche, arte, pessimismo, tragédia, verdade

Resumo

Tomando como fio condutor o que foi pensado por Nietzsche no “Ensaio de Autocrítica”, o artigo procura fazer uma reflexão sobre a relação entre a arte e o pessimismo, relação essa que, segundo Nietzsche, constituía o enigma e o problema fundamental do mundo grego. A relação entre a tragédia e o pessimismo, concebido como “pessimismo da força”, é a questão central do nosso estudo, aqui pensado a partir da tensão originária entre os impulsos artísticos da natureza, o apolíneo e o dionisíaco. Para tanto, também se faz necessário pensar a relação entre a arte e a verdade, entre o pensamento trágico e a sua dissolução pelo pensamento teórico, socrático-platônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Costa Cordeiro, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (PPGF) e Coordenador do PPGF. Autor dos livros O Corpo como grande razão: Análise do fenômeno do corpo no pensamento de Friedrich Nietzsche, Editora Annablume, 2012 e Espírito de vingança e redenção da vontade em “Assim falou Zaratustra”, Editora Fi, 2016.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. (edição bilíngüe). Tradução de Eudoro de Souza São Paulo: Ars Poetica, 1993.

GOETHE, Johan Wolfgang Von. Fausto: uma tragédia (edição bilíngüe). Tradução de Jenny Klabin Segall. São Paulo: Ed. 34, 2004.

HÖLDERLIN, Friedrich. Hyperion oder der Eremit von Griechenland. Wiesbaden: R. Löwit, s.d.

NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke: Kritische Studienausgabe in 15 Bänden. München: Deustscher Taschenbuch Verlag de Gruyter, 1999.

NIETZSCHE, Friedrich. Poemas. Tradução de Paulo Quintela. Coimbra: Centelha, 1986.

OTTO, Walter F. Dionysos. Mythos und Kultus. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1960.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Cordeiro, R. C. (2020). Arte e Pessimismo em “O Nascimento da Tragédia”. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.83–96. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56768