A consciência quântica como fundamento da realidade no pensamento de Amit Goswami

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.59682

Palavras-chave:

Consciência Quântica, Observador Consciente, Possibilidades, Física Quântica

Resumo

Trabalha-se a Consciência Quântica, investigando-se, a partir de Amit Goswami, como a como “ela” pode ser, ontologicamente, o fundamento da realidade em seu nível mais fundamental e como pode se tornar imanente. Objetiva-se apresentar o conceito de consciência em uma perspectiva histórica como anterior à materialidade. Descreve-se como a Consciência se desdobra em sujeito e objeto provocando a experiência fenomênica. Desvela-se um elemento universal que a tudo e a todos permeia abrindo possibilidades de aplicação na ética e em tudo onde houver a presença de um ente consciente. Descobriu-se que tudo é possibilidade na consciência quântica até que o observador colapsa tornando imanente o que era transcendente. Hipotetiza-se que a consciência quântica é o fundamento da realidade e que todas as pessoas e entes têm uma origem comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco de Assis Dias, Universidade do Oeste do Paraná

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - RS (1996) e Bacharel em Teologia pela Unicesumar (2014); Especialista em Docência no Ensino Superior pela Unicesumar (2015); Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (1992); Mestre em Filosofia pela mesma Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2006); Doutor em Direito Canônico também pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2005); Doutor em Filosofia também pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Cidade do Vaticano, Roma, Itália (2008). Atualmente é professor Adjunto da UNIOESTE, no Campus de Toledo-PR, onde é Coordenador do curso de Licenciatura em Filosofia; pesquisador do Grupo de Pesquisa “ÉTICA E POLÍTICA”, da UNIOESTE, CCHS, Campus de Toledo-PR; parecerista de revistas filosóficas e jurídicas.

Ronaldo de Oliveira, Universidade do Oeste do Paraná

Mestrado em Filosofia pela Universidade do Oeste do Estado do Paraná, Unioeste, de Toledo.Professor de Filosofia e de História

Referências

BOHM, David. Totalidade e a Ordem Implicada. São Paulo: Madras, 2008.

BRAGA, Ruben. A apercepção originária de Kant na física do século XX. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1991.

DAHMEN, Sílvio Renato. “Max Planck e a Física de Sistemas Estocásticos”. In: FREIRE, Olival Jr.; PESSOA, Osvaldo Jr.; BROMBERG, Joan Lisa (Org.). Teoria Quântica: Estudos históricos e implicações culturais. Campina Grande: EDUEPB/Livraria de Física, 2011, Parte IV, pp. 377-392.

DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo: Nova Cultural (Os Pensadores), 1999.

GOSWAMI, Amit. [1993] O Universo Autoconsciente: como a consciência cria o mundo material. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2003.

GOSWAMI, Amit. [2001] A Física da Alma. São Paulo: Aleph, 2005.

GOSWAMI, Amit. [2004] O Médico Quântico: orientações de um físico para a saúde e a cura. São Paulo: Aleph, 2006.

GOSWAMI, Amit. [2008] Deus Não Está Morto: Evidências Científicas da Existência Divina. São Paulo: Goya, 2015.

KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

NOGUEIRA, Pablo. Espiritualidade Quântica? Consciência, Religião e Ciência no Pensamento de Amit Goswami. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/2149/1/Pablo%20Nogueira.pdf Acesso em 19 de maio de 2018.

PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. ed. Belém: EDUFPA, 2000.

PLOTINO. Segunda Enéada. Tradução José Rodrigues Seabra Filho e Juvino Alves Maia Junior. Belo Horizonte: Nova Acrópole, 2015.

PLOTINO. Quinta Enéada. Tradução José Rodrigues Seabra Filho e Juvino Alves Maia Junior. Belo Horizonte: Nova Acrópole, 2018.

REALE, Giovanni. [1992] Plotino e Neoplatonismo. São Paulo: Loyola, 1994.

ULLMANN, Reinholdo Aloysio. Plotino: um estudo das Enéadas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

VON NEUMANN, John (1932). Mathematical Foundations of Quantum Mechanics. Princeton: Princeton University Press, 1955.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-10

Como Citar

Dias, J. F. de A. ., & Oliveira, R. de. (2022). A consciência quântica como fundamento da realidade no pensamento de Amit Goswami. Aufklärung: Revista De Filosofia, 9(1), p.147–158. https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.59682

Edição

Seção

Artigos