From the child presented in Emilio to the hypothetical natural man of the Discourse of Inequality

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v8i3.59673

Keywords:

Philosophy, language, education, nature, Perfectibility

Abstract

Research of a theoretical nature that investigates Philosophy, Education and Language in the thought of Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Based on the works Essay on the origin of the languages in which melody and musical imitation is spoken; Discourse on the origin and foundations of inequality between men (1755) and Emilio or Education (1762), aims to make an analysis of the child presented in Emilio through analogies with the hypothetical natural man presented in the Discourse on inequality, from the bias of the essay language; as well as examining the development of language in these characters from the relationship with Emilio's education. The interdisciplinary research presents as a result the conclusion that the relationship between philosophy, language and education is a fruitful interpretation to understand Rousseaunian thought.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciano da Silva Façanha, Universidade Federal do Maranhão

Pós-Doutorado em Filosofia, estética do Século XVIII - PUC/SP. Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Atua na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como professor Associado no Departamento de Filosofia (DEFIL), e, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade - Mestrado Interdisciplinar (PPGCult). Foi coordenador do DINTER em Filosofia USP/UFMA; coordena o NEPI Núcleo de Estudos do Pensamento Iluminista; é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau UFMA/FAPEMA/CNPq (GEPI Rousseau UFMA), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Integrante do Núcleo de sustentação do GT Rousseau e o Iluminismo da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no Pensamento do Século XVIII, atuando principalmente nos temas relacionados à estética do século XVIII, História da Filosofia Moderna, Iluminismo, problemas da linguagem na filosofia, História, Filosofia e Literatura, Belas-Letras e Belas-Artes. Se dedica aos estudos dos filósofos Jean-Jacques Rousseau, Diderot, Voltaire e Montesquieu e a teoria crítica literária contemporânea de Maurice Blanchot e Roland Barthes referentes aos estudos estéticos do XVIII. 

Francyhélia Benedita Mendes Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult - UFMA). Bolsista da Pós-Graduação da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2019). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem e Filosofia da Educação. Com interesse em Filosofia da Linguagem, Filosofia da Educação, Estética, Antropologia Filosófica, Política e Estudos sobre Gênero e Filosofia Feminista. Atualmente possui pesquisa em Gênero, Filosofia e Literatura com base no pensamento iluminista setecentista, especificamente no pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau-UFMA

References

CASSIRER, Ernst._A filosofia do iluminismo._Tradução: Álvaro Cabral. Campinas: Editora da Unicamp, 1992._

_CASSIRER, Ernst. A questão Jean-Jacques Rousseau. Tradução: Erlon José Paschoal, Jézio Gutierre e revisão da Tradução: Isabel Maria Lourenço. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

CERIZARA, Beatriz._ROUSSEAU: a educação na infância._São Paulo: Editora_Scipione, 1990._

DALBOSCO, Claudio A._Condição humana_e educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau._São Paulo: Edições Loyola, 2016._

DALBOSCO, Claudio A. A Educação_natural em_Rousseau: das necessidades da criança e dos cuidados do adulto._São Paulo: Cortez, 2011._

GUAUTIER,_Clermont;_TERDIF, Maurice._A_pedagogia: teorias e práticas da_Antiguidade aos_nossos dias._Tradução:_Lucy Magalhães, 3_ed._Petrópolis, RJ: Vozes, 2014._

LAUNAY, Michel. Introdução: questão prévia. In:_Emílio ou Da Educação._/ J.-J. Rousseau. São Paulo: Martins Fontes, 1999._

PRADO Jr, Bento._A retórica de Rousseau e outros ensaios._Org. e apresentação:_Franklin de Matos._ Tradução: Cristina Prado. São Paulo: Cosac_Naify, 2008._

PRADO Jr, Bento._A_força da_voz e a violência das coisas._In:_Ensaio sobre_a origem_das línguas. Campinas, SP:_Editora Unicamp, 1998._

ROUSSEAU, J.-J._As Confissões. Tradução: Wilson Lousada. Vol. único. Rio de Janeiro: Livraria José Olimpo Editora, 1948.

PRADO Jr, Bento. Discurso sobre as ciências e as artes._Tradução: Lourdes Santo Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1978a.__

PRADO Jr, Bento._Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os_homens. São Paulo: Abril Cultural, 1978b._

PRADO Jr, Bento._Ensaio sobre a origem das línguas: no qual se fala da melodia e da imitação musical._São Paulo: Abril Cultural, 1978c._

PRADO Jr, Bento. Ensaio sobre a origem das línguas; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens; Discurso sobre as ciências e as artes; Prefácio de Narciso ou o amante de si mesmo._Tradução: Lourdes Santos_Machado; Introdução e notas de Paul_Arbousse-Bastide_e Lourival Gomes Machado e consultoria de Marilena Chauí. 2. ed. Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1978._

PRADO Jr, Bento. Emílio ou Da Educação. Tradução: Roberto Leal Ferreira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PRADO Jr, Bento. Emílio ou Da Educação. Tradução: Sérgio Milliet. 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

SOUZA, Maria das Graças de._História e Declínio: Rousseau._In:_Ilustração e_história: o pensamento sobre a história no iluminismo francês. São Paulo: Discurso_Editorial, 2001._

STAROBINSKI, Jean.__Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo seguido de sete ensaios sobre Rousseau._Tradução: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Published

2021-12-14

How to Cite

Façanha, L. da S., & Mendes Sousa, F. B. (2021). From the child presented in Emilio to the hypothetical natural man of the Discourse of Inequality. Aufklärung, 8(3), p.47–62. https://doi.org/10.18012/arf.v8i3.59673