O porblema do sujeito no idealismo-realista russo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.61495

Keywords:

personality, religious philosophy, cognitive strategies, European philosophy, culture

Abstract

Este estudo visa resolver a questão do sujeito e do objeto no conhecimento onto-gnoseológico. O sujeito se desvela considerando sua inesgotabilidade no processo cognitivo. Esse conceito se correlaciona com características importantes do pensamento filosófico russo, como ponderar sobre a essência da personalidade, o status da verdade e seu lugar nos discursos sobre o processo cognitivo. A metodologia de pesquisa inclui métodos como análise e síntese, análise comparativa, o que permite fazer interpretações válidas dos fundamentos da realidade existente. Um método importante no artigo é a abordagem histórico-genética. O artigo mostra a transição do discurso da questão do sujeito para o tema da personalidade, que é um conceito ontológico e traz o pensamento para o âmbito da liberdade no conhecimento filosófico do mundo. O artigo demonstra como a filosofia russa se torna realismo ideal, que combina os conceitos mais importantes do pensamento filosófico. Esta pesquisa pode ser usada em estudos posteriores da filosofia russa. A análise de conceitos como intuição, perspectiva orgânica e pensamento discursivo é apresentada, e a questão da expressão pessoal de práticas cognitivas é levantada, o que expande os limites do conceito de sujeito e faz uma conexão entre epistemologia e ontologia. Mostra como o realismo ideal se torna a principal direção filosófica de seu tempo, e suas possibilidades no caminho para o conhecimento da verdade também são reveladas.

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Author Biography

Alexander Usachev, Bunin Yelets State University

Doctor of Philosophy, Docent at Department of Philosophy and Social Sciences at Bunin Yelets State University, Yelets, Russia.

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Published

2022-06-10

How to Cite

Usachev, A. (2022). O porblema do sujeito no idealismo-realista russo. Aufklärung, 9(1), p.67–76. https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.61495