O que a linguagem do Terceiro Reich – como descrito por Klemperer – pode nos ensinar sobre certezas no sentido de Wittgenstein

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v10i3.66185

Keywords:

Klemperer, Wittgenstein, certainty, language, Third Reich

Abstract

Victor Klemperer (1881-1960) foi um professor alemão de línguas românicas que ficou famoso especialmente pelos escritos em que ele relatou como os nazis deformaram a língua alemã ao ponto de desenvolver o que ele chamou de “a língua do Terceiro Reich”. Neste artigo, pretendo explicar o que esta língua revela sobre certezas, compreendidas no sentido de Wittgenstein, o que, por sua vez, também pode contribuir para fornecer uma visão mais abrangente da medida em que a língua do Terceiro Reich foi cuidadosamente projetada para influenciar decisivamente a atitude e a visão de mundo dos alemães. Especificamente, abordarei oito questões: a perversão da moralidade através de uma mensagem radicalmente bipolarizada; a criação de um contexto no qual todos os julgamentos devem ser abandonados; o uso de dois tipos de persuasão; o enviesamento para a generalização excessiva das certezas; a dificuldade de avaliar casos-limite de certeza; o erro propagandístico de gritar alegadas certezas; a exclusão emocional da dúvida - prestando especial atenção aos domínios do exército e da religião, bem como ao uso de slogans e superlativos; e a substituição de imagens do mundo nazis.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José María Ariso, Universidad Internacional de La Rioja

PhD at Complutense University of Madrid. Philosophy Professor in the Department of Education at International University of La Rioja.

References

ARISO, J. M. Unbegründeter Glaube bei Wittgenstein und Ortega y Gasset: Ähnliche Antworten auf unterschiedliche Probleme. Wittgenstein-Studien, vol. 2, pp. 219-248, 2011.

ARISO, J. M. Wahnsinn und Wissen. Zu Wittgensteins Lage und Denkbewegung. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2012.

ARISO, J. M. Wittgenstein and the Possibility of Inexplicably Losing Certainties. Philosophical Papers, vol. 42, n. 2, pp. 133-150, 2013.

ARISO, J. M. Can certainties be acquired at will? Implications for children’s assimilation of a world-picture. Journal of Philosophy of Education, vol. 50, n. 4, pp. 573-586, 2016.

ARISO, J. M. Negative certainty. Educational Philosophy and Theory, vol. 49, n. 1, pp. 7-16, 2017.

ARISO, J. M. Can a culture of error be really developed in the classroom without teaching students to distinguish between errors and anomalies? Educational Philosophy and Theory, vol. 51, n. 10, pp. 1030-1041, 2019a.

ARISO, J. M. Teaching children to ignore alternatives is—sometimes—necessary: Indoctrination as a dispensable term. Studies in Philosophy and Education, vol. 38, n. 4, pp. 397-410, 2019b.

ARISO, J. M. Religious certainty: Peculiarities and pedagogical considerations. Studies in Philosophy and Education, vol. 39, n. 6, pp. 657-669, 2020.

ARISO, J. M. The Teacher as Persuader: On the Application of Wittgenstein’s Notion of ‘Persuasion’ in Educational Practice. Educational Philosophy and Theory, vol. 54, n. 10, pp. 1621-1630, 2022a.

ARISO, J. M. Why the wrongness of killing innocents is not a universal moral certainty. Philosophical Investigations, vol. 45, n. 1, pp. 58-76, 2022b.

FAZIO, L. K.; BRASHIER, N. M.; PAYNE, B. K; MARSH, E. J. Knowledge Does Not Protect Against Illusory Truth. Journal of Experimental Psychology – General, vol. 144, n. 5, pp. 993-1002, 2015.

GOLDHAGEN, D. Motives, Causes, and Alibis: a Reply to My Critics. Retrieved from .

HUNT, J. W. The Language of the Third Reich. Australian Journal of Linguistics, vol. 39, n. 2, pp. 266-267, 2019.

KLEMPERER, V. The Language of the Third Reich. London: Bloomsbury, 2021a. (LTR)

KLEMPERER, V. I Shall Bear Witness: The Diaries of Victor Klemperer 1933-1941. London: Weidenfeld & Nicolson, 2021b. (Da)

KLEMPERER, V. To the Bitter End: The Diaries of Victor Klemperer 1942-1945. London: Weidenfeld & Nicolson, 2021c. (Db)

KLEMPERER, V. The Lesser Evil: The Diaries of Victor Klemperer 1945-1959. London: Weidenfeld & Nicolson, 2021d. (Dc)

KUSCH, M. Analysing Holocaust Survivor Testimony. Certainties, Scepticism, Relativism. In: KRÄMER, S; WEIGEL, S. (Eds.), Testimony/Bearing Witness. Epistemology, Ethics, History and Culture. Lanham: Rowman & Littlefield, 2017, pp. 137-165.

MOYAL-SHARROCK, D. Understanding Wittgenstein’s on certainty. Hampshire, UK: Palgrave Macmillan, 2004.

ORTEGA Y GASSET, J. Ideas y creencias. Madrid: Alianza, 2007.

ORTEGA Y GASSET, J. Historia como sistema y otros ensayos de filosofía. Madrid: Revista de Occidente / Alianza Editorial, 2008.

PERSICHETTI, A. Persuasion as tool of education: The Wittgensteinian case. Educational Philosophy and Theory, vol. 53, n. 6, pp. 624-633, 2021.

PLEASANTS, N. The concept of learning from the study of the Holocaust. History of the Human Sciences, vol. 17, n. 2/3, pp. 187-210, 2004.

REICHSFÜHRER-SS. Der Untermensch “The subhuman”. Berlin: SS Office. Retrieved from , 1942.

SIEGEL, H. Educating Reason: Rationality, Critical Thinking, and Education. New York and London: Routledge, 1988.

SILVA, R. R.; GARCIA-MARQUES, T.; REBER, R. The informative value of type of repetition: Perceptual and conceptual fluency influences on judgments of truth. Consciousness and Cognition, vol. 51, pp. 53-67, 2017.

SPENGLER, O. The Decline of the West. New York: Alfred A. Knopf, 1926.

TOYNBEE, A. J. A study of history. London: Oxford University Press, 1934.

UNKELBACH, C.; KOCH, A.; SILVA, R. R.; GARCIA-MARQUES, T. Truth by Repetition: Explanations and Implications. Current Directions in Psychological Science, vol. 28, n. 3, pp. 247-253, 2019.

WEIMER, H. Psychologie der Fehler. Leipzig: Klinkhardt, 1925.

WITTGENSTEIN, L. Lectures and conversations on aesthetics, psychology and religious belief. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1967. (LC)

WITTGENSTEIN, L. On Certainty. Oxford: Blackwell, 1997. (OC)

WITTGENSTEIN, L. Philosophical investigations. Oxford: Blackwell, 2001. (PI)

Published

2023-12-13

How to Cite

Ariso, J. M. (2023). O que a linguagem do Terceiro Reich – como descrito por Klemperer – pode nos ensinar sobre certezas no sentido de Wittgenstein. Aufklärung, 10(3), p.21–36. https://doi.org/10.18012/arf.v10i3.66185