A educação é uma ideia, segundo Kant: a unidade dos conceitos de doutrina e arte de educaar

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DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v10i3.65789

Palavras-chave:

Educação, Ideia, Doutrina da educação, Arte de educar, Pedagogia

Resumo

Nos escritos kantianos sobre o tema da educação (Erziehung), podemos perceber que o filósofo refere-se ao processo educativo de diversos modos, seja como sendo uma arte de educar (Erziehungskunst), como formação (Bildung), como doutrina da educação (Erziehungslehre) ou como sendo uma ideia (Idee). Essa multiplicidade de noções não é de modo algum arbitrária, mas cada uma se relaciona entre si e tem como ponto fulcral o conceito de educação como uma ideia, isto é, um conceito da razão que seja a medida do que se pretende, assim como a condição de possibilidade da própria experiência educativa. Sendo, desse modo, para todos os casos, um máximo como medida em consideração a outras grandezas menores. Na recomposição do conceito de educação, a ideia é o princípio regulador da teoria ou da doutrina da educação, a arte certamente é a habilidade que desenvolverá in concreto o que foi raciocinado no cânon doutrinal. Isso posto, a educação, enquanto ideia, assume a função reguladora da perseguição de fins, sendo ela o fim da doutrina da educação e, para a arte de educar, isto é, para a pedagogia (Pädagogik), ela é o máximo grau de perfeição a que se deve comparar a educação do tempo presente.

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Biografia do Autor

Tomaz Martins da Silva Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutorando em Filosofia pela UFS, mestre em educação pela UFT, especialista em filosofia e ensino de filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e licenciado em filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão. É professor de filosofia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará desde 2016. É membro do Grupo de Pesquisa Intercampi de Filosofia do IFPA (GPIFIL) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea – COGITANS/UEPA, também faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM/UFS).

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

Martins da Silva Filho, T. (2023). A educação é uma ideia, segundo Kant: a unidade dos conceitos de doutrina e arte de educaar. Aufklärung: Journal of Philosophy, 10(3), p.151–160. https://doi.org/10.18012/arf.v10i3.65789