A BUSCA DE INFORMAÇÕES POR ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA: um estudo sob a ótica da competência informacional

Autores

  • Cintia Kath Blank Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Programa de pós-graduação em Educação - PPGEDU.
  • Renata Braz Gonçalves Curso de Biblioteconomia Instituto de Ciências Humanas e da Informação Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

Diversas transformações ocorridas na sociedade fizeram surgir novas necessidades de informação a serem satisfeitas, surgindo neste âmbito o movimento da competência informacional. Assim, este trabalho tem como objetivo geral averiguar, utilizando-se o enfoque da competência informacional, como os adolescentes que se encontram em situação de baixa renda efetuam suas buscas informacionais. A coleta dos dados deu-se por meio de questionário constituído por dez questões aplicado a nove estudantes do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar). Para a análise dos dados utilizou-se a Teoria do Processo de Busca da Informação (ISP) de autoria de Carol Kuhlthau. Encontrou-se como principal resultado a predominância de sentimentos positivos tanto no início do processo de busca da informação quanto no seu final. Observou-se que os estudantes consideram que a prática da pesquisa proporciona aprendizado, contudo indicaram que nem sempre conseguem aplicar em seu cotidiano o que foi aprendido. Constatou-se que a Internet é utilizada pela maioria dos entrevistados como única fonte de consulta. De fato, evidenciou-se que os jovens não possuem esclarecimento sobre o que seja pesquisar e que não se sentem estimulados a expor suas opiniões. Os resultados obtidos apontam que é necessário desenvolver capacidades que tornem o jovem competente informacionalmente. Palavras-chave: Competência informacional. Teoria ISP. Adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Kath Blank, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Programa de pós-graduação em Educação - PPGEDU.

Bacharel em Biblioteconomia (FURG), especialização em Metodologias e gestão da EAD (Anhanguera - Pelotas/RS), mestranda em Educação (PPGEDU-FURG). Bibliotecária da Prefeitura municipal do Rio Grande/RS. Possui interesse nas áreas de leitura, bibliotecas públicas e escolares, competência informacional e pesquisa escolar.

Renata Braz Gonçalves, Curso de Biblioteconomia Instituto de Ciências Humanas e da Informação Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Biblioteconomia (FURG) e Doutora em Educação (UFPel). Professora e Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Leciona as disciplinas de Metodologia aplicada a Ciência da Informação, Bibliotecas Escolares e História da Leitura na graduação e pós-graduação. Pesquisa a leitura como prática cultural, com ênfase na História Livro, da Leitura e de Leitores.

Referências

ABERASTURY, Arminda; KNOBEL, Maurício. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista; PIANTOLA, Daniela. Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 130-141, set./dez. 2009.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Formação contínua de professores do ensino fundamental sob a ótica do desenvolvimento da information literacy, competência indispensável ao acesso à informação e geração do conhecimento. Transinformação, Campinas, v. 16, n. 1, jan./abr. 2004a.

______; KOBAYASHI, Maria do Carmo Monteiro; FERES, Glória Georges. Information Literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 1, dez. 2004b.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. O uso de mapas conceituais e mentais como tecnologia de apoio à gestão da informação e da comunicação: uma área interdisciplinar da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 2, n. 2, dez. 2006.

CAMPELLO, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

CAMPELLO, Bernadete; ABREU, Vera Lúcia F. Gonçalves. Competência informacional e formação do bibliotecário. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, pág. 178-193, jul./dez. 2005.

CAMPELLO, Bernadete. A escolarização da competência informacional. Revista Brasileira Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 63-77, dez. 2006.

______. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009a.

______. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 209 f. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009b.

______. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003.

COMPETÊNCIA Informacional para bibliotecários. Atualizado em maio 2010. Apresenta artigos, entrevistas, vídeos, trabalhos científicos e notícias sobre competência informacional, information literacy e letramanto informacional. Disponível em:

<http://competencia-informacional.blogspot.com/>. Acesso em: 21 nov. 2010.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, pág. 23-35, jan./abr. 2003.

______. A Information literacy e a função educacional das bibliotecas. 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

______. Os faróis da sociedade da Informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008.

FIALHO, Janaína Ferreira; ANDRADE, Maria Eugênia Albino. Comportamento informacional de crianças e adolescentes: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n.1, p. 20-34, jan./abr. 2007.

FIALHO, Janaína. A cultura informacional e a formação do jovem pesquisador brasileiro. 2009. 207 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

______. A formação do pesquisador juvenil : um estudo sob o enfoque da competência informacional. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas, 2008.

IBGE. Síntese de indicadores sociais. 2004. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/13042004sintese2003html.shtm>. Acesso em: 23 nov. 2010.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Declaração de Alexandria sobre competência Informacional e aprendizado ao longo da vida. 2005. Disponível em: <http://www.ifl a.org/III/wsis/BeaconInfSoc-pt.html>. Acesso em: 20 nov. 2010.

KUHLTHAU, Carol Collier. Information Search Process. Disponível em: <http://comminfo.rutgers.edu/~kuhlthau/information_search_process.htm>. Acesso em: 24 nov. 2010.

LINS, Greyciane Souza. Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos curriculos de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

NASCIMENTO, Leandro dos Santos; BERAQUET, Vera Sílvia Marão. A competência informacional e graduação em Biblioteconomia PUC-Campinas: uma análise de 2008. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, pág. 2-19, set./dez. 2009.

SANTROCK, John W. Adolescência. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

VITORINO, Elizete; PIANTOLA, Daniela. Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n.3, p. 130-141, set./dez. 2009.

VITORINO, Elizete. Campetência Informacional do profissonal da informação bibliotecário : construção social da realidade. Encontros Bibli, Florianópolis, n. 24, p. 59-71, 2. sem. 2007.

Downloads

Publicado

2013-09-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA