A BUSCA DE INFORMAÇÕES POR ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA: um estudo sob a ótica da competência informacional

Autores/as

  • Cintia Kath Blank Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Programa de pós-graduação em Educação - PPGEDU.
  • Renata Braz Gonçalves Curso de Biblioteconomia Instituto de Ciências Humanas e da Informação Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumen

Diversas transformações ocorridas na sociedade fizeram surgir novas necessidades de informação a serem satisfeitas, surgindo neste âmbito o movimento da competência informacional. Assim, este trabalho tem como objetivo geral averiguar, utilizando-se o enfoque da competência informacional, como os adolescentes que se encontram em situação de baixa renda efetuam suas buscas informacionais. A coleta dos dados deu-se por meio de questionário constituído por dez questões aplicado a nove estudantes do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar). Para a análise dos dados utilizou-se a Teoria do Processo de Busca da Informação (ISP) de autoria de Carol Kuhlthau. Encontrou-se como principal resultado a predominância de sentimentos positivos tanto no início do processo de busca da informação quanto no seu final. Observou-se que os estudantes consideram que a prática da pesquisa proporciona aprendizado, contudo indicaram que nem sempre conseguem aplicar em seu cotidiano o que foi aprendido. Constatou-se que a Internet é utilizada pela maioria dos entrevistados como única fonte de consulta. De fato, evidenciou-se que os jovens não possuem esclarecimento sobre o que seja pesquisar e que não se sentem estimulados a expor suas opiniões. Os resultados obtidos apontam que é necessário desenvolver capacidades que tornem o jovem competente informacionalmente. Palavras-chave: Competência informacional. Teoria ISP. Adolescentes.

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Biografía del autor/a

Cintia Kath Blank, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Programa de pós-graduação em Educação - PPGEDU.

Bacharel em Biblioteconomia (FURG), especialização em Metodologias e gestão da EAD (Anhanguera - Pelotas/RS), mestranda em Educação (PPGEDU-FURG). Bibliotecária da Prefeitura municipal do Rio Grande/RS. Possui interesse nas áreas de leitura, bibliotecas públicas e escolares, competência informacional e pesquisa escolar.

Renata Braz Gonçalves, Curso de Biblioteconomia Instituto de Ciências Humanas e da Informação Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Biblioteconomia (FURG) e Doutora em Educação (UFPel). Professora e Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Leciona as disciplinas de Metodologia aplicada a Ciência da Informação, Bibliotecas Escolares e História da Leitura na graduação e pós-graduação. Pesquisa a leitura como prática cultural, com ênfase na História Livro, da Leitura e de Leitores.

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Publicado

2013-09-10

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIA