THE SEARCH FOR INFORMATION FOR LOW-INCOME ADOLESCENTS: A STUDY FROM THE PERSPECTIVE OF INFORMATION LITERACY

Authors

  • Cintia Kath Blank Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Programa de pós-graduação em Educação - PPGEDU.
  • Renata Braz Gonçalves Curso de Biblioteconomia Instituto de Ciências Humanas e da Informação Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Abstract

Several changes occurred in society have created new information needs to be satisfied, in this emerging field of information literacy movement. This study aims to ascertain general, using the approach of information literacy, like teenagers who find themselves in a situation of low income informational perform their searches. Data collection took place through a questionnaire consisting of ten questions applied to the nine students of the Center for Coexistence Children of the Sea (CCMAR). For data analysis we used the Theory of the Information Search Process (ISP) by Carol Kuhlthau. It was found as the main result of the predominance of positive feelings in the beginning of the process of information search and in the end. It was observed that students regard the practice of learning research provides, however indicated that they can not always apply in their daily what has been learned. It was found that the Internet is used by most respondents as the sole source of reference. In fact, it became clear that young people do not have clarity about what is search and did not feel encouraged to express their opinions. Results indicate the need to develop capabilities that make the young informationally competent.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cintia Kath Blank, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Programa de pós-graduação em Educação - PPGEDU.

Bacharel em Biblioteconomia (FURG), especialização em Metodologias e gestão da EAD (Anhanguera - Pelotas/RS), mestranda em Educação (PPGEDU-FURG). Bibliotecária da Prefeitura municipal do Rio Grande/RS. Possui interesse nas áreas de leitura, bibliotecas públicas e escolares, competência informacional e pesquisa escolar.

Renata Braz Gonçalves, Curso de Biblioteconomia Instituto de Ciências Humanas e da Informação Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Biblioteconomia (FURG) e Doutora em Educação (UFPel). Professora e Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Leciona as disciplinas de Metodologia aplicada a Ciência da Informação, Bibliotecas Escolares e História da Leitura na graduação e pós-graduação. Pesquisa a leitura como prática cultural, com ênfase na História Livro, da Leitura e de Leitores.

References

ABERASTURY, Arminda; KNOBEL, Maurício. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista; PIANTOLA, Daniela. Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 130-141, set./dez. 2009.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Formação contínua de professores do ensino fundamental sob a ótica do desenvolvimento da information literacy, competência indispensável ao acesso à informação e geração do conhecimento. Transinformação, Campinas, v. 16, n. 1, jan./abr. 2004a.

______; KOBAYASHI, Maria do Carmo Monteiro; FERES, Glória Georges. Information Literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 1, dez. 2004b.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. O uso de mapas conceituais e mentais como tecnologia de apoio à gestão da informação e da comunicação: uma área interdisciplinar da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 2, n. 2, dez. 2006.

CAMPELLO, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

CAMPELLO, Bernadete; ABREU, Vera Lúcia F. Gonçalves. Competência informacional e formação do bibliotecário. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, pág. 178-193, jul./dez. 2005.

CAMPELLO, Bernadete. A escolarização da competência informacional. Revista Brasileira Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 63-77, dez. 2006.

______. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009a.

______. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 209 f. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009b.

______. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003.

COMPETÊNCIA Informacional para bibliotecários. Atualizado em maio 2010. Apresenta artigos, entrevistas, vídeos, trabalhos científicos e notícias sobre competência informacional, information literacy e letramanto informacional. Disponível em:

<http://competencia-informacional.blogspot.com/>. Acesso em: 21 nov. 2010.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, pág. 23-35, jan./abr. 2003.

______. A Information literacy e a função educacional das bibliotecas. 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

______. Os faróis da sociedade da Informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008.

FIALHO, Janaína Ferreira; ANDRADE, Maria Eugênia Albino. Comportamento informacional de crianças e adolescentes: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n.1, p. 20-34, jan./abr. 2007.

FIALHO, Janaína. A cultura informacional e a formação do jovem pesquisador brasileiro. 2009. 207 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

______. A formação do pesquisador juvenil : um estudo sob o enfoque da competência informacional. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas, 2008.

IBGE. Síntese de indicadores sociais. 2004. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/13042004sintese2003html.shtm>. Acesso em: 23 nov. 2010.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Declaração de Alexandria sobre competência Informacional e aprendizado ao longo da vida. 2005. Disponível em: <http://www.ifl a.org/III/wsis/BeaconInfSoc-pt.html>. Acesso em: 20 nov. 2010.

KUHLTHAU, Carol Collier. Information Search Process. Disponível em: <http://comminfo.rutgers.edu/~kuhlthau/information_search_process.htm>. Acesso em: 24 nov. 2010.

LINS, Greyciane Souza. Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos curriculos de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

NASCIMENTO, Leandro dos Santos; BERAQUET, Vera Sílvia Marão. A competência informacional e graduação em Biblioteconomia PUC-Campinas: uma análise de 2008. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, pág. 2-19, set./dez. 2009.

SANTROCK, John W. Adolescência. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

VITORINO, Elizete; PIANTOLA, Daniela. Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n.3, p. 130-141, set./dez. 2009.

VITORINO, Elizete. Campetência Informacional do profissonal da informação bibliotecário : construção social da realidade. Encontros Bibli, Florianópolis, n. 24, p. 59-71, 2. sem. 2007.

Published

2013-09-10