Gestão de coleções e sua abrangência nas práticas bibliotecárias: Análise da percepção dos alunos de biblioteconomia

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n3.35993

Resumo

O processo de formar e desenvolver coleções vem sofrendo transformações ao longo dos tempos: de desenvolvimento de coleções a gestão de estoques de informação, ele apresenta-se como um conjunto de atividades dinâmicas e integradas. Assim, o presente estudo analisa a percepção dos alunos de uma turma finalista do Curso de Biblioteconomia em relação às características, funcionalidades, abrangência, necessidade e importância das práticas de formar e desenvolver coleções bibliográficas. Discorre acerca das relações entre as diversas funções da biblioteca e a formação do acervo como produto final oriundo dessas interações. Apresenta a importância e característica do desenvolvimento de coleções e sua trajetória evolutiva ao longo dos tempos. Investiga as práticas relacionadas à gestão de coleções, considerando a opinião de alunos finalistas de Biblioteconomia. Por meio de questionário aplicado a 32 alunos finalistas, em linhas gerais, os resultados apontaram que a gestão de coleções é refletida em outros fazeres realizados pela biblioteca. Constatou-se a percepção dos discentes quanto à interferência dos processos de formar e desenvolver coleções no que diz respeito à gestão dos produtos e serviços, à integração das atividades realizadas na unidade, o papel de segurança que as políticas de informação podem fornecer, e, principalmente, a qualificação na prestação de produtos e serviços biblioteconômicos. Palavras-chave: Coleções Bibliográficas. Formação e Desenvolvimento de Coleções. Gestão de Coleções. Gestão de Estoques de Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2004.

CORREA, Elisa; SANTOS, Luana Carla Moura dos. De formação e desenvolvimento de coleções para gestão de estoques de informação: um panorama da mudança terminológica no Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 342-354, maio/ago. 2015. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2015.

MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2006.

MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 1-19, jan./jun. 2007. Disponível em: < http://www.sbu.unicamp.br/seer/oj s/index.php/rbci/article/view/367/246>. Acesso em: 10 mar. 2015.

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2009.

REIS, Margarida Maria de Oliveira; BLATTMANN, Ursula. Gestão de processos em bibliotecas. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v . 1, n. 2, p. 1-17 , jan./jun. 2004. Disponível em: < http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/viewFile/292/171>. Acesso em: 16 fev. 2016.

SANTA ANNA, Jorge. Desenvolvimento de coleções no sistema de biblioteca da Ufes: comparativo entre os modelos teóricos de Evans e Baughman e proposta de adequação ao modelo de Evans. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 18. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: UFMG, 2014. Disponível em: <https://www.bu.ufmg.br/snbu2014/wp-content/uploads/trabalhos/271-1821.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2016.

______. Desafios para a gestão de estoques de informação frente às coleções em diferentes contextos. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 550-566, set./dez., 2015. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1092/pdf>. Acesso em: 17 fev. 2016.

TARAPANOF, Kira. Biblioteca integrada e sociedade: referencial teórico. Ciência da Informação, Brasília, 13(1): 3-9, jan./jun. 1984. Disponível em: < http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewFile/1450/1069>. Acesso em: 18 fev. 2016.

TITÃO, Fábia; VIAPIANA, Noeli. A importância da organização da informação no século xxi: reflexões. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.26-36, jan./jun., 2008. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2015.

VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis: APB, 1989.

______. Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 22, n. 11, p. 13-21. jan./abr. 1993. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article /viewFile/1208/849>. Acesso em: 15 abr. 2014.

______. Qualidade em serviços de informação. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.

______. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2010.

WEITZEL, Simone Rocha. O desenvolvimento de coleções e a organização do conhecimento: suas origens e desafios. Perspect. Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 61-67, jan./jun. 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2011.

______. Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos. Transinformação, Campinas, v. 24, n. 3, p. 179-190, set./dez., 2012. Disponível em: < http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1201/1176> . Acesso em: 18 fev. 2016.

______. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciencia; Niterói: Intertexto, 2013.

Downloads

Publicado

2018-01-16

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA