Gestão de coleções e sua abrangência nas práticas bibliotecárias: Análise da percepção dos alunos de biblioteconomia

Autores/as

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n3.35993

Resumen

O processo de formar e desenvolver coleções vem sofrendo transformações ao longo dos tempos: de desenvolvimento de coleções a gestão de estoques de informação, ele apresenta-se como um conjunto de atividades dinâmicas e integradas. Assim, o presente estudo analisa a percepção dos alunos de uma turma finalista do Curso de Biblioteconomia em relação às características, funcionalidades, abrangência, necessidade e importância das práticas de formar e desenvolver coleções bibliográficas. Discorre acerca das relações entre as diversas funções da biblioteca e a formação do acervo como produto final oriundo dessas interações. Apresenta a importância e característica do desenvolvimento de coleções e sua trajetória evolutiva ao longo dos tempos. Investiga as práticas relacionadas à gestão de coleções, considerando a opinião de alunos finalistas de Biblioteconomia. Por meio de questionário aplicado a 32 alunos finalistas, em linhas gerais, os resultados apontaram que a gestão de coleções é refletida em outros fazeres realizados pela biblioteca. Constatou-se a percepção dos discentes quanto à interferência dos processos de formar e desenvolver coleções no que diz respeito à gestão dos produtos e serviços, à integração das atividades realizadas na unidade, o papel de segurança que as políticas de informação podem fornecer, e, principalmente, a qualificação na prestação de produtos e serviços biblioteconômicos. Palavras-chave: Coleções Bibliográficas. Formação e Desenvolvimento de Coleções. Gestão de Coleções. Gestão de Estoques de Informação.

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Biografía del autor/a

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

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Publicado

2018-01-16

Número

Sección

RELATOS DE PESQUISA