Gestão de coleções e sua abrangência nas práticas bibliotecárias: Análise da percepção dos alunos de biblioteconomia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n3.35993Abstract
O processo de formar e desenvolver coleções vem sofrendo transformações ao longo dos tempos: de desenvolvimento de coleções a gestão de estoques de informação, ele apresenta-se como um conjunto de atividades dinâmicas e integradas. Assim, o presente estudo analisa a percepção dos alunos de uma turma finalista do Curso de Biblioteconomia em relação às características, funcionalidades, abrangência, necessidade e importância das práticas de formar e desenvolver coleções bibliográficas. Discorre acerca das relações entre as diversas funções da biblioteca e a formação do acervo como produto final oriundo dessas interações. Apresenta a importância e característica do desenvolvimento de coleções e sua trajetória evolutiva ao longo dos tempos. Investiga as práticas relacionadas à gestão de coleções, considerando a opinião de alunos finalistas de Biblioteconomia. Por meio de questionário aplicado a 32 alunos finalistas, em linhas gerais, os resultados apontaram que a gestão de coleções é refletida em outros fazeres realizados pela biblioteca. Constatou-se a percepção dos discentes quanto à interferência dos processos de formar e desenvolver coleções no que diz respeito à gestão dos produtos e serviços, à integração das atividades realizadas na unidade, o papel de segurança que as políticas de informação podem fornecer, e, principalmente, a qualificação na prestação de produtos e serviços biblioteconômicos. Palavras-chave: Coleções Bibliográficas. Formação e Desenvolvimento de Coleções. Gestão de Coleções. Gestão de Estoques de Informação.Downloads
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