ChatGPT em bibliotecas

possibilidades iniciais em estudos indexados nas bases de dados Web of Science, Scopus e LISTA

Autores

Resumo

As bibliotecas sempre foram organizações que acompanharam o desenvolvimento tecnológico e, ao contrário do que muitos pensam, seu principal insumo não são os livros e sim o que está contido neles, a informação. O Chat GPT é um chatbot online de inteligência artificial e sua chegada trouxe vários questionamentos sobre como é possível utilizar essa ferramenta em favor de uma melhora em inúmeros processos e serviços. Dito isso, a presente pesquisa teve por objetivo identificar, por meio de uma revisão bibliográfica, os estudos emergentes relacionados ao ChatGPT e bibliotecas. Ao todo 22 trabalhos se mostraram estar dentro da proposta do estudo. Neles, foram identificados dois tópicos recorrentes, sendo o primeiro relacionado ao bom uso, riscos, limites e aspectos éticos e o segundo aos serviços de biblioteca e a prática bibliotecária em si. Entende-se que são muitas as possibilidades de uso da ferramenta dentro da biblioteca e não é possível ignorá-la. Contudo, ao mesmo tempo que é necessário lançar um olhar positivo sobre as tantas facilidades trazidas por ela, isto deve caminhar com uma análise crítica e a construção coletiva de padrões éticos do seu uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Picalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Rádio, TV & Internet pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Técnico em Nutrição e Dietética (ETEC Sales Gomes).

Edson César Napoleão Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Direito pela IES/Grande Florianópolis. Bacharel em Ciências Policiais pela Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina. Especialista em Direito Militar pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Balística Aplicada ao Direito pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Atualmente trabalha para o Governo do Estado de Santa Catarina como Oficial da Policia Militar/Capitão PM Comandante de Companhia e Chefe do setor de planejamento e Operações. Mestrando da UFSC no programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento.

Roberta Begrow, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2023-2024). Especialista em Direito Constitucional (2019) e em Urgência e Emergência (2022). Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é Cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Professora-tutora da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Maicon Bernert Puppi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento pela UFSC. Possui graduação em Design Gráfico (2007) e Mestrado em Design (2014) pela UFPR. Atuou como professor para os cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Design de Moda na Universidade Tuiuti do Paraná (2014-2017). Foi colaborador (designer gráfico pleno) no Grupo Educacional Positivo (Posigraf e Editora Positivo, de 2008 a 2011). Foi aluno intercambista participando de um semestre letivo na Köln International School of Design (Colônia, Alemanha, 2006). Projeto DAAD-UNIBRAL, CAPES.

Luciane Maria Fadel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pela The University of Reading (UK) e Mestre em Ciência da Computação pela UFSC, com uma formação em Comunicação Visual (UFPR) e Engenharia de Computação (PUCPR). Realizou Pós-Doutorado em Storytelling na Simon Fraser University, Canadá. e em Realidade Aumentada na Universidade do Porto, Portugal. Professora no curso de graduação em Design e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) na UFSC, e em Design na UFPR. Colidera o Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e o Grupo de Pesquisa Mídia, Arquitetura e Urbanismo na UFSC.

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), coordenadora do Grupo de Pesquisa, Geografias da Comunicação, da Intercom e do grupo de pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência certificado pelo CNPq. É professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente permanente nos programas de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e no de Estudos da Tradução. Ministra disciplinas na graduação em Jornalismo relacionadas ao jornalismo online, economia da mídia e produção textual. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado, atuando principalmente em jornalismo, internet, hipermídia, jornalismo online, economia da mídia, história da mídia, convergência digital, usabilidade e ensino de jornalismo. Coordena o Núcleo de Televisão Digital Interativa UFSC e o MidiaCom, grupo de pesquisa certificado pelo CNPq.

Marcelo Macedo, Universidade Federal de Santa Catarina

Técnico em Mecânica Industrial, Bacharel em Administração, Mestre em Engenharia de Produção e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez também pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da mesma instituição. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. É autor de mais de 100 livros e capítulos de livros, publicou quase duas centenas de artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais nas áreas de Empreendedorismo, Gestão do Conhecimento, Inovação e Gestão de Sistemas Produtivos, que são suas principais áreas de atuação. É coordenador do SICON - grupo de pesquisa Sistemas de Conhecimento e Inovação - e do SICON Virtual Lab do DEGC/UFSC.

Downloads

Publicado

2024-03-03

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO