ChatGPT in libraries

initial possibilities in studies indexed in the Web of Science, Scopus, and LISTA databases

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n4.68015

Abstract

Libraries have always been organizations that have kept pace with technological advancements, and contrary to what many may think, their primary resource is not books but rather the information contained within them. The Chat GPT is an online artificial intelligence chatbot, and its introduction has raised various questions about how to leverage this tool to enhance numerous processes and services. With that said, the present research aimed to identify, through a literature review, emerging studies related to ChatGPT and libraries. A total of 22 works were found to align with the study's objectives. Within these works, two recurring topics were identified: the first pertaining to proper usage, risks, boundaries, and ethical considerations, and the second regarding library services and librarianship practice itself. It is understood that there are many possibilities for utilizing this tool within the library, and it cannot be ignored. However, while it is necessary to acknowledge the numerous conveniences it brings, this should be coupled with a critical analysis and the collective construction of ethical standards for its use.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Carlos Picalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Rádio, TV & Internet pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Técnico em Nutrição e Dietética (ETEC Sales Gomes).

Edson César Napoleão Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Direito pela IES/Grande Florianópolis. Bacharel em Ciências Policiais pela Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina. Especialista em Direito Militar pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Balística Aplicada ao Direito pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Atualmente trabalha para o Governo do Estado de Santa Catarina como Oficial da Policia Militar/Capitão PM Comandante de Companhia e Chefe do setor de planejamento e Operações. Mestrando da UFSC no programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento.

Roberta Begrow, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2023-2024). Especialista em Direito Constitucional (2019) e em Urgência e Emergência (2022). Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é Cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Professora-tutora da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Maicon Bernert Puppi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento pela UFSC. Possui graduação em Design Gráfico (2007) e Mestrado em Design (2014) pela UFPR. Atuou como professor para os cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Design de Moda na Universidade Tuiuti do Paraná (2014-2017). Foi colaborador (designer gráfico pleno) no Grupo Educacional Positivo (Posigraf e Editora Positivo, de 2008 a 2011). Foi aluno intercambista participando de um semestre letivo na Köln International School of Design (Colônia, Alemanha, 2006). Projeto DAAD-UNIBRAL, CAPES.

Luciane Maria Fadel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pela The University of Reading (UK) e Mestre em Ciência da Computação pela UFSC, com uma formação em Comunicação Visual (UFPR) e Engenharia de Computação (PUCPR). Realizou Pós-Doutorado em Storytelling na Simon Fraser University, Canadá. e em Realidade Aumentada na Universidade do Porto, Portugal. Professora no curso de graduação em Design e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) na UFSC, e em Design na UFPR. Colidera o Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e o Grupo de Pesquisa Mídia, Arquitetura e Urbanismo na UFSC.

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), coordenadora do Grupo de Pesquisa, Geografias da Comunicação, da Intercom e do grupo de pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência certificado pelo CNPq. É professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente permanente nos programas de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e no de Estudos da Tradução. Ministra disciplinas na graduação em Jornalismo relacionadas ao jornalismo online, economia da mídia e produção textual. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado, atuando principalmente em jornalismo, internet, hipermídia, jornalismo online, economia da mídia, história da mídia, convergência digital, usabilidade e ensino de jornalismo. Coordena o Núcleo de Televisão Digital Interativa UFSC e o MidiaCom, grupo de pesquisa certificado pelo CNPq.

Marcelo Macedo, Universidade Federal de Santa Catarina

Técnico em Mecânica Industrial, Bacharel em Administração, Mestre em Engenharia de Produção e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez também pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da mesma instituição. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. É autor de mais de 100 livros e capítulos de livros, publicou quase duas centenas de artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais nas áreas de Empreendedorismo, Gestão do Conhecimento, Inovação e Gestão de Sistemas Produtivos, que são suas principais áreas de atuação. É coordenador do SICON - grupo de pesquisa Sistemas de Conhecimento e Inovação - e do SICON Virtual Lab do DEGC/UFSC.

Published

2024-03-03

Issue

Section

Review articles