ChatGPT em bibliotecas
possibilidades iniciais em estudos indexados nas bases de dados Web of Science, Scopus e LISTA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n4.68015Resumen
As bibliotecas sempre foram organizações que acompanharam o desenvolvimento tecnológico e, ao contrário do que muitos pensam, seu principal insumo não são os livros e sim o que está contido neles, a informação. O Chat GPT é um chatbot online de inteligência artificial e sua chegada trouxe vários questionamentos sobre como é possível utilizar essa ferramenta em favor de uma melhora em inúmeros processos e serviços. Dito isso, a presente pesquisa teve por objetivo identificar, por meio de uma revisão bibliográfica, os estudos emergentes relacionados ao ChatGPT e bibliotecas. Ao todo 22 trabalhos se mostraram estar dentro da proposta do estudo. Neles, foram identificados dois tópicos recorrentes, sendo o primeiro relacionado ao bom uso, riscos, limites e aspectos éticos e o segundo aos serviços de biblioteca e a prática bibliotecária em si. Entende-se que são muitas as possibilidades de uso da ferramenta dentro da biblioteca e não é possível ignorá-la. Contudo, ao mesmo tempo que é necessário lançar um olhar positivo sobre as tantas facilidades trazidas por ela, isto deve caminhar com uma análise crítica e a construção coletiva de padrões éticos do seu uso.