Proposta de um instrumento para diagnóstico da gestão da informação e do conhecimento (GIC) de forma integrada para bibliotecas universitárias

Authors

  • Adriana Nóbrega da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC
  • Emeide Nóbrega Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA-UFPB

Abstract

A pesquisa de dissertação com orientação da professora Drª. Emeide Nóbrega Duarte é fruto do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFPB) e pesquisou a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento (GIC) para construção de um instrumento integrado de diagnóstico GIC em bibliotecas universitárias. O foco desta investigação está no entendimento da Gestão do Conhecimento (GC) e de sua sistematização como um processo tal qual a Gestão da Informação (GI), e na integração de ambos em um modelo que permita o diagnóstico. A investigação foi desenvolvida na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A pesquisa teve por objetivo principal propor um instrumento para diagnosticar o gerenciamento da informação e do conhecimento (GIC) de forma integrada para bibliotecas universitárias. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, considerada estudo de caso. Adota a análise de conteúdo para a coleta, organização e análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicaram que há necessidade de ampliar as discussões a respeito da Gestão da Informação e do Conhecimento direcionadas às bibliotecas universitárias, explorar com profundidade as temáticas específicas da GIC, tais como a valorização do capital intelectual na biblioteca universitária, analisa os bibliotecários diretores e gestores, entendendo que todo o processo de Gestão da Informação e do Conhecimento depende de ações bem planejadas, alinhadas às expectativas organizacionais e dos usuários, fazendo-se uso dos recursos humanos, materiais e tecnológicos disponíveis. As redes sociais estão presentes, facilitando a comunicação entre o pessoal da biblioteca, e entre estes e os usuários, convergindo serviços de informação mais convenientes e eficientes. Nos novos tempos, a GIC expande a relevância da função do bibliotecário, que não se restringe ao mero gerenciamento das informações documentárias. Ele torna-se um personagem central na administração da biblioteca, cujas competências extrapolam a racionalidade da técnica biblioteconômica, para satisfazer pessoas (usuários/clientes e colaboradores).

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Author Biographies

Adriana Nóbrega da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC

Mestra em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraiba - UFPB (2013). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2007). Atualmente é professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de Usuário, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, Formação e Desenvolvimento de Acervos

Emeide Nóbrega Duarte, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA-UFPB

Professora do nível associado da Universidade Federal da Paraíba. Possui curso de graduação em Biblioteconomia realizado na Universidade Federal da Paraíba, Curso de Especialização em Documentação Científica realizado na UFRJ/IBICT. O Mestrado em Biblioteconomia e o Doutorado em Administração. Pós-doutorado em Ciência da Informação realizado na UNESP - Marília. Credenciada no PPGCI da UFPB .Representante da linha de pesquisa Ética, Gestão e Políticas de Informação do PPGCI. Membro do comitê interno de pesquisa (PIBIC/PIVIC/PRPG) da UFPB. Coordenadora do GT4 do ENANCIB. Atua nos seguintes eixos temáticos: gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem organizacional, cultura informacional e inteligência organizacional competitiva. Nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduação em Ciência da Informação, ensina a disciplina;Gestão da Informação e do conhecimento nas organizações, e no curso de graduação em Arquivologia, ensina a disciplina;Planejamento em unidades de informação

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Published

2016-03-30

Issue

Section

Reserch Reports