Proposta de um instrumento para diagnóstico da gestão da informação e do conhecimento (GIC) de forma integrada para bibliotecas universitárias
Resumen
A pesquisa de dissertação com orientação da professora Drª. Emeide Nóbrega Duarte é fruto do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFPB) e pesquisou a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento (GIC) para construção de um instrumento integrado de diagnóstico GIC em bibliotecas universitárias. O foco desta investigação está no entendimento da Gestão do Conhecimento (GC) e de sua sistematização como um processo tal qual a Gestão da Informação (GI), e na integração de ambos em um modelo que permita o diagnóstico. A investigação foi desenvolvida na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A pesquisa teve por objetivo principal propor um instrumento para diagnosticar o gerenciamento da informação e do conhecimento (GIC) de forma integrada para bibliotecas universitárias. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, considerada estudo de caso. Adota a análise de conteúdo para a coleta, organização e análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicaram que há necessidade de ampliar as discussões a respeito da Gestão da Informação e do Conhecimento direcionadas às bibliotecas universitárias, explorar com profundidade as temáticas específicas da GIC, tais como a valorização do capital intelectual na biblioteca universitária, analisa os bibliotecários diretores e gestores, entendendo que todo o processo de Gestão da Informação e do Conhecimento depende de ações bem planejadas, alinhadas às expectativas organizacionais e dos usuários, fazendo-se uso dos recursos humanos, materiais e tecnológicos disponíveis. As redes sociais estão presentes, facilitando a comunicação entre o pessoal da biblioteca, e entre estes e os usuários, convergindo serviços de informação mais convenientes e eficientes. Nos novos tempos, a GIC expande a relevância da função do bibliotecário, que não se restringe ao mero gerenciamento das informações documentárias. Ele torna-se um personagem central na administração da biblioteca, cujas competências extrapolam a racionalidade da técnica biblioteconômica, para satisfazer pessoas (usuários/clientes e colaboradores).Descargas
Citas
AMORIM, Fabiana Borelli; TOMAÉL, Maria Inês. Gestão da informação gestão do Conhecimento na prática organizacional: análise de estudos de casos. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 8, n. 2, p. 01-22, jan./jun. 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.
CARDOSO, Luiz Henrique; PEREIRA, Edmeire Cristina. Teoria do caos e gestão da informação: uma integração na complexidade dos negócios e dos sistemas de informação. Transinformação. v. 17, n. 3, p. 221-233, set./dez. 2005.
CARVALHO, Gilda Maria Rocha de. Informação & conhecimento: uma abordagem organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
CASTRO, Gardênia. Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: um instrumento de diagnóstico. 2005. 160f. (Dissertação Mestrado em Ciências da Informação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003. 425p.
COSTA, I.; VASCONCELOS, A. C. F.; CÂNDIDO, G. A. Diagnóstico de Gestão do
Conhecimento como Mecanismo para Criação de Valor: Um Estudo Exploratório no
SEBRAE-PB. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa, v. 5, .2., p.80-98, abr./jun. 2009.
CYSNE, Fatima Portela Cysne. Transferência de conhecimento entre a universidade e a indústria: uma análise nacional. 305fl. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Ceará, 2003.
DUARTE, Emeide Nóbrega; SILVA, Alzira Karla Araújo da; COSTA, Suzana Queiroga da. Gestão da Informação e do Conhecimento: práticas de empresa “excelente em gestão empresarial” extensivas à unidades de informação. Informação & Sociedade: Estudos. João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 97-107, 2007. >. Acesso em: 10 julho de 2011.
FONSECA, Ana Flávia; TORRES, Flávia. Método de Avaliação do Conhecimento
Organizational - Organizational Knowledge Assessment (OKA). Comitê Executivo do Governo Eletrônico – CEGE. Brasília : 2008.
GOVERNMENT OF ALBERTA. Benchmarking Information Management Practices: An Assessment Tool, October 2003, Departamento de Alberta, Canadá. Disponível em: <http://www.im.gov.ab.ca/index.cfm?page=imf/Index.html>. Acesso em: 12 de jan. 2012.
KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU, 1980.
MALIN, Ana Maria Barcellos. Gestão da Informação Governamental: em direção a uma metodologia de avaliação. Datagramazero, v. 7, n. 5, p. não paginado, out.2006.
MONTEIRO, Nabor. A.; FALSARELLA, Orandi Mina. Um modelo de gestão da
informação para aprendizagem organizacional em projetos empresariais.
Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n.2, p. 81-97, maio/ago. 2007.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PINTO, Manuela Azevedo; SILVA, Armando Malheiro da. Um Modelo Sistémico E Integral De Gestão Da Informação Nas Organizações. In: 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DA TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 2., 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: Tecsi, 2005. p. 1 - 24.
SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
TARAPANOFF, Kira. Informação, Conhecimento e Inteligência em corporações: relações e complementaridade. In: ______. Inteligência, Informação e Conhecimento. Brasília: IBICT, UNESCO, 2006. p. 19-36.
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA. Biblioteca. Disponível em:
<http://www.unifor.br/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=623&Itemid=80>. Acesso em: 24 de jan. 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca Universitária. Disponível em:
<http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=30 >. Acesso em: 23 de jan. 2012.