Aquisição e disponibilização das bases de dados Universidades Federais brasileiras
Abstract
Aquisição de material informacional virtual no Brasil. O estudo objetivou identificar as bases de dados virtuais compradas pelas Universidades Federais brasileiras que são disponibilizadas pelas Bibliotecas Universitárias pela Internet. Esta é uma pesquisa descritiva e quantitativa. Os dados foram coletados nos websites das Bibliotecas de 63 Universidades Federais de 10 de fevereiro a 10 de março de 2014. Para análise dos dados, utilizaram-se estatísticas descritivas. A pesquisa identificou que a maioria das Universidades (63,5%) compra base de dados; que 50,7% das bibliotecas universitárias assinam entre duas e quatro bases de dados; e que 69,2% delas oferecem acesso remoto. Os dados também mostraram que a maioria das bases de dados são adquiridas na Região Sudeste e que a Coleção de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a mais assinada pelas Universidades. A realidade do Brasil destaca a necessidades de discussões sobre a otimização dos gastos públicos na aquisição de bases de dados virtuais e na disponibilização dos serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas.Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília, DF: Inep, 2012.
CAPES. GEOCAPES. Estatísticas de uso. 2013. Disponível em: <http://geocapes.capes.gov.br/geocapes2/>. Acesso em: 22 out. 2012.
CHOW, A. S. et al. The information needs of virtual users: a study of second life libraries. The Library Quarterly, Chicago, v. 82, n. 4, p. 477-510, 2012. Acesso em: 20 dez. 2014.
HAIR JUNIOR, J. F. et al. Fundamentos de pesquisa de marketing. 3. ed. Porto Alegre: Amgh, 2014.
MCGARRY, K. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999.
MONTALVO-MONTALVO, M.; LEBRÓN-RAMOS, J. La adquisición de "ebooks" en una biblioteca universitaria puertorriqueña: condiciones de uso y preferencias de los usuarios. Revista General de Información y Documentación, Madri, v.24, n. 2, p. 255-278, 2014. Disponível em: <http://revistas.ucm.es/index.php/RGID/article/view/47236>. Acesso em: 12 jan. 2015.
SALGADO, A. H. S.; CHIMENTI, P. C. P. S.; NOGUEIRA, A. R. R. O impacto das novas tecnologias na indústria editorial do livro. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 33., São Paulo. Anais..., São Paulo: ANPAD, 2009, p. 1 – 16. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2009/GCT/2009_GCT1925.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2014.
SOUZA, A. T. de; VANZ, S. A. de S. Utilização de e-books em bibliotecas universitárias da área médica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIENCIA DA INFORMAÇÃO, 25., Florianópolis. Anais..., Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em:<http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1451/1452>. Acesso em: 20 fev. 2014.
SILVA, R. A. da. E-books em bibliotecas: novos desafios para os bibliotecários. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIENCIA DA INFORMAÇÃO, 25., Florianópolis. Anais..., Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: <http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1398/1399>. Acesso em: 03 mar. 2014.
THOMPSON, J. B. Books in the digital age. Cambridge: Polity, 2005.
TORRES, E. F.; MAZZONI, A. A.; ALVES, J. B. M. A acessibilidade à informação no espaço digital. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 31, n. 3, p. 83-91, set./dez. 2002. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652002000300009>. Acesso em: 21 fev. 2014.
WATERS, J. et al. A comparison of e-book and print book Discovery, preferences, and usage by Science and Engineering faculty and graduate students at the University of Kansas. Issues in Science and Technology Librarianship, Winter 2014. Disponível em: <http://www.istl.org/14-winter/refereed3.html>. Acesso em: 30 mar. 2014.