Aquisição e disponibilização das bases de dados Universidades Federais brasileiras

Autores/as

  • Suênia Oliveira Mendes Universidade Federal do Maranhão
  • Maria Rosivalda da Silva Pereira Universidade Federal do Maranhão
  • Fabrício Ziviani Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Resumen

Aquisição de material informacional virtual no Brasil. O estudo objetivou identificar as bases de dados virtuais compradas pelas Universidades Federais brasileiras que são disponibilizadas pelas Bibliotecas Universitárias pela Internet. Esta é uma pesquisa descritiva e quantitativa. Os dados foram coletados nos websites das Bibliotecas de 63 Universidades Federais de 10 de fevereiro a 10 de março de 2014. Para análise dos dados, utilizaram-se estatísticas descritivas. A pesquisa identificou que a maioria das Universidades (63,5%) compra base de dados; que 50,7% das bibliotecas universitárias assinam entre duas e quatro bases de dados; e que 69,2% delas oferecem acesso remoto. Os dados também mostraram que a maioria das bases de dados são adquiridas na Região Sudeste e que a Coleção de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a mais assinada pelas Universidades. A realidade do Brasil destaca a necessidades de discussões sobre a otimização dos gastos públicos na aquisição de bases de dados virtuais e na disponibilização dos serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas.

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Biografía del autor/a

Suênia Oliveira Mendes, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão(2004), especialização em Gestao de Arquivos pela Universidade Federal do Maranhão(2006) e mestrado em Administração - linha estratégia e inovação pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais(2013), doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é BIBLIOTECARIO/DOCUMENTALISTA da Universidade Federal do Maranhão, Subcomissão de Avaliação/SESU/MEC Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Coordenadora Administrativa de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão, Membro do Conselho Curador da FSADU do Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA e Professora de metodologia científica do Instituto Florence de Ensino Superior. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Inovação, Intermediário da inovação, usuário da inovação, Bibliotecário, Comunicação científica.

Maria Rosivalda da Silva Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2012-2014), linha de pesquisa Economia, Finanças e Controle. Possui especialização em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco (2008). É graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1999). Atualmente exerce o cargo de Biblioteconomia na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Tem experiência profissional na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, e desenvolve estudos nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, comunicação científica e publicações eletrônicas.

Fabrício Ziviani, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto I do Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Ececutivo da INOVATECX Soluções Corporativas LTDA. Possui onze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Tem relevante experiência na área de Gestão Pública. Atua principalmente nas áreas de Inovação e Gestão da Informação e do Conhecimento; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

Citas

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Publicado

2016-03-30

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIA