Informação, patrimônio e memória institucional: a experiência do Curso de Especialização em Cultura e Arte Barroca em Ouro Preto
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.31192Abstract
Este artigo corresponde ao resultado parcial da pesquisa e análise sobre o Curso de Especialização em Cultura e Arte Barroca (CECAB), oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto. O aporte teórico foi fundamentado em três pilares: a questão conceitual de Patrimônio e Cultura Barroca, fundamental para o entendimento do objeto da pesquisa, a constituição da Memória, enquanto espaço de sedimentação do saber da Ciência da Informação, enquanto espaço de construção e interlocução das narrativas de memória. No recorte aqui apresentado o objetivo consistiu em investigar, analisar e elucidar as informações sobre o acervo de monografias de conclusão de curso produzidas pelos alunos, com vistas a apreender o seu papel e contribuição enquanto instância educativa e de produção de conhecimentos na temática do patrimônio cultural. A metodologia consistiu na identificação das monografias e de seus autores, no estudo da abrangência temática dos assuntos pesquisados e a investigação sobre as dissertações, teses e livros que tiveram as suas origens a partir de pesquisas iniciadas na elaboração das monografias. Os resultados mostraram que o curso produziu 200 monografias com abordagens diversas sobre a cultura e arte do Período Colonial brasileiro, sendo que 36 delas tiveram continuidade como pesquisa de mestrado, doutorado ou publicação de livro. A pesquisa evidenciou a relevância do CECAB para a formação de especialistas e na produção de conhecimento científico sobre o patrimônio cultural brasileiro, contribuindo para ampliar as reflexões neste campo específico.Downloads
References
ARARIPE, Fátima Maria Alencar. Do patrimônio cultural e seus significados. Transinformação, Campinas, v. 16, n. 12, p. 111-122, maio/ago, 2004.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 192-204, set./dez. 2009.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: memória de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 179. 402p.
BOURDIEU, Pierre. Os ritos de instituição. In: ________. A economia das trocas lingüísticas. São Paulo: Edusp, 2008. p. 97-106.
CABRAL, Ana Maria Rezende. A Ciência da Informação, a cultura e a sociedade informacional. In: REIS, A. S. dos ; CABRAL, A. M. R. (Orgs.). Informação, cultura e sociedade: interlocuções e perspectivas. Belo Horizonte: Novatus, 2007. p. 29-47.
CARDOSO, Ana Maria. Pós-modernismo e informação: conceitos complementares? Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 63-79, jan./jun. 1996.
CARDOSO, Ana Maria. Retomando possibilidades conceituais: uma contribuição do campo da Informação Social. Ver. Esc. Biblioteconomia UFMG, Belo Horizonte, v.23, n.2 p. 104-114, jul./dez. 1994.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu; PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio histórico e cultural.Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. 72p
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. 224 p.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. São Paulo, Ed. Unicamp, 2003. 541 p.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 2. ed. São Paulo, Atlas, 1990.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, v. 10, dez. 1993. p. 07-28.
REIS, Alcenir Soares dos ; CABRAL, Ana Maria Rezende (Orgs.). Informação, cultura e sociedade: interlocuções e perspectivas. Belo Horizonte: Novatus, 2007. 144p.
REIS, Alcenir Soares dos. Informação e patrimônio cultural: aproximações. In: REIS, A. S. dos; FIGUEIREDO, B. G. (Orgs). Patrimônio imaterial em perspectiva. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015. p. 107-125.
SANTOS, Mariza Velloso Mota. O tecido do tempo: a ideia de patrimônio cultural no Brasil, 1920-1970. 1992. 47 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de Brasília, 1992.
SHIKIDA, Aparecida Maciel da Silva. Informação, história e memória: a constituição social da informação em relatos orais. 2005. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, UFMG, Belo Horizonte, 2005.
THIESEN, Icléia. Memória institucional: a construção conceitual numa abordagem teórico-metodológica. 1997. 169 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – IBICT, Rio de Janeiro, 1997.