Informação, patrimônio e memória institucional: a experiência do Curso de Especialização em Cultura e Arte Barroca em Ouro Preto

Autores/as

  • Neide Nativa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alcenir Soares dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.31192

Resumen

Este artigo corresponde ao resultado parcial da pesquisa e análise sobre o Curso de Especialização em Cultura e Arte Barroca (CECAB), oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto. O aporte teórico foi fundamentado em três pilares: a questão conceitual de Patrimônio e Cultura Barroca, fundamental para o entendimento do objeto da pesquisa, a constituição da Memória, enquanto espaço de sedimentação do saber da Ciência da Informação, enquanto espaço de construção e interlocução das narrativas de memória. No recorte aqui apresentado o objetivo consistiu em investigar, analisar e elucidar as informações sobre o acervo de monografias de conclusão de curso produzidas pelos alunos, com vistas a apreender o seu papel e contribuição enquanto instância educativa e de produção de conhecimentos na temática do patrimônio cultural. A metodologia consistiu na identificação das monografias e de seus autores, no estudo da abrangência temática dos assuntos pesquisados e a investigação sobre as dissertações, teses e livros que tiveram as suas origens a partir de pesquisas iniciadas na elaboração das monografias. Os resultados mostraram que o curso produziu 200 monografias com abordagens diversas sobre a cultura e arte do Período Colonial brasileiro, sendo que 36 delas tiveram continuidade como pesquisa de mestrado, doutorado ou publicação de livro. A pesquisa evidenciou a relevância do CECAB para a formação de especialistas e na produção de conhecimento científico sobre o patrimônio cultural brasileiro, contribuindo para ampliar as reflexões neste campo específico.

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Biografía del autor/a

Neide Nativa, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação PPGCI/ECI/UFMG

Alcenir Soares dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação Professora da ECI/UFMG

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Publicado

2017-06-26

Número

Sección

RELATOS DE PESQUISA