Bibliotecário escolar e fake news: evidências da contribuição da biblioteca escolar
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.43786Abstract
As fake news ou notícias falsas têm ganhado repercussão internacional e sua disseminação se dá principalmente pelas redes sociais. Este artigo busca compreender o papel do bibliotecário escolar nesse cenário e tem como objetivo geral conscientizar os alunos do ensino médio sobre a circulação e uso das notícias falsas, bem como estruturar uma ação de capacitação para os mesmos. A pesquisa tem abordagem quanti-qualitativa e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário com perguntas fechadas e uma pergunta aberta ao fim da palestra. A palestra para 45 alunos do ensino médio teve participação direta dos discentes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe e da bibliotecária do colégio particular. Os principais resultados apontaram que a palestra foi bastante esclarecedora para a turma, em diversos aspectos. Demonstrou também que os alunos do ensino médio frequentam pouco a biblioteca do colégio e que a mesma desenvolve alguns projetos importantes de leitura. Os jovens apontaram diversos métodos de avaliação da informação na internet. Sugere-se que a bibliotecária desenvolva projetos em parceria com os professores sobre a prática da pesquisa e de desenvolvimento do letramento informacional dos alunos da educação básica.Downloads
References
AQUINO, Mirian de Albuquerque. A ciência da informação: novos rumos sociais para um pensar reconstrutivo no mundo contemporâneo. Ci. Inf. , Brasília, v. 36, n. 3, set./dez. 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n3/v36n3a02.pdf>. Acesso em: 08 Mar 2018.
CAMPELLO, Bernadete Santos. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n.3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf >. Acesso em: 01 ago. 2018.
______. A competência informacional na educação para o século XXI. In: ______. et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
______.; ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves. Competência informacional e formação do bibliotecário. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 178-193, jul./dez. 2005.
CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; CUSTÓDIO, Marcela Gaspar. A informação enfurecida e a missão do bibliotecário em tempos de pós-verdade: uma releitura com base em Ortega y Gasset. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 197-214, maio 2018.Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/777/1043>. Acesso em: 11 maio 2018.
FIALHO, Janaina; ANDRADE, Maria Eugênia Albino. Comportamento informacional de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura estrangeira. Ci. Inf., Brasília, v. 36, n.1, p. 20-34, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n1/a02v36n1>. Acesso em: 08. ago. 2018.
______.; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional no contexto escolar. In: SANTOS, Andréa Pereira dos (Org.). Letramento informacional: aspectos teórico-conceituais. Goiânia: CIAR/UFG, 2014.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Ed. FCI/UnB, 2012. 181 p.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto; FERNÁNDEZ COLLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO, María del Pilar. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 624 p.
KIELY, Eugene; ROBERTSON, Lori. How to spot fake news. Disponível em: <https://www.factcheck.org/2016/11/how-to-spot-fake-news/>. Acesso em: 28. abr. 2018.
MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão! Do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? In: Caderno de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, jul./set., 1993. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/csp/v9n3/02.pdf>. Acesso em: 31. ago.2018.
ORTEGA Y GASSET, José. Missão do bibliotecário. Brasília: Briquet de Lemos, 2006.
REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. Aprender com a biblioteca escolar: Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico. Lisboa: RBE, 2017. 130 p. Disponível em: <http://www.rbe.min-edu.pt/np4/np4/?newsId=681&fileName=Aprender_com_a_biblioteca_escolar.pdf. Acesso em: 11. abr. 2018.
TODD, Ross James; KUHLTHAU, Carol C. Student learning through Ohio school libraries, part 1: how effective school libraries help students. School Libraries Worldwide, v. 11, n. 1, p. 63- 88, 2005.