Bibliotecário escolar e fake news: evidências da contribuição da biblioteca escolar

Autores/as

  • Janaína Fialho Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação- DCI/UFS
  • Martha Suzana Cabral Nunes Universidade Federal de Sergipe
  • Paulo Roberto Fernandes Júnior Estudante do curso de Biblioteconomia e Documentação da UFS
  • Giovana Gabrielli Rocha Gois Estudante de Biblioteconomia e Documentação UFS
  • Maria Mirella Borges Santana Estudante de Biblioteconomia e Documentação UFS
  • Raphaela Mota Pereira Veloso Estudante de Biblioteconomia e Documentação UFS
  • Wictor Alexandre da Silva Santos Estudante de Biblioteconomia e Documentação UFS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.43786

Resumen

As fake news ou notícias falsas têm ganhado repercussão internacional e sua disseminação se dá principalmente pelas redes sociais. Este artigo busca compreender o papel do bibliotecário escolar nesse cenário e tem como objetivo geral conscientizar os alunos do ensino médio sobre a circulação e uso das notícias falsas, bem como estruturar uma ação de capacitação para os mesmos. A pesquisa tem abordagem quanti-qualitativa e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário com perguntas fechadas e uma pergunta aberta ao fim da palestra. A palestra para 45 alunos do ensino médio teve participação direta dos discentes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe e da bibliotecária do colégio particular. Os principais resultados apontaram que a palestra foi bastante esclarecedora para a turma, em diversos aspectos. Demonstrou também que os alunos do ensino médio frequentam pouco a biblioteca do colégio e que a mesma desenvolve alguns projetos importantes de leitura. Os jovens apontaram diversos métodos de avaliação da informação na internet. Sugere-se que a bibliotecária desenvolva projetos em parceria com os professores sobre a prática da pesquisa e de desenvolvimento do letramento informacional dos alunos da educação básica.

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Biografía del autor/a

Martha Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e Documentação da UFS; Mestre em Educação pela UFS; Doutora em Ciência da Informação pela UFBA/PPGCI

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Publicado

2019-06-05

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIA