Tecnologias para o ensino/aprendizagem da catalogação em RDA

Authors

  • Adriane Groehs Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Julibio David Ardigo Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) https://orcid.org/0000-0002-9114-6229
  • Ana Maria Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Abstract

Resource Description and Access (RDA) has been adopted as the standard for cataloging, bringing significant changes to bibliographic description processes. However, in Brazil, the adoption of RDA has been slow and faces obstacles, such as the lack of pedagogical resources in Portuguese. The aim of this article is to present the RDA PARA TODES software prototype as a new technological option for teaching and learning the new cataloging guideline. It addresses implementation strategies and librarian training in countries within the Steering Committee for Development of RDA, comparing them with the Brazilian reality. It also explores the possibilities of using technology for teaching/learning, highlighting the potential use of no-code/low-code platform-developed applications as facilitators in the learning process. Agile development was used, with the application of the Product Development Process being used to control the steps and procedures. Firebase and AppyGyver resources were chosen for software development. The article concludes by presenting the prototype of the "RDA PARA TODES" software for teaching RDA in Portuguese.

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Author Biographies

Julibio David Ardigo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduado em Engenharia Elétrica (1987), com mestrado em Engenharia Elétrica (1994) e doutorado em Engenharia de Produção (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina, sempre com estudos focados em computação aplicada. Realizou estágio pós-doutoral na University of Victoria (2015), relacionado com monitoração de avaliação remota. Vínculo profissional: Professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (40h), lotado no departamento de Administração da ESAG, onde ministra disciplinas relacionadas a Teoria da Decisão e TIC (ministradas em português e inglês), e professor permanente do PPGInfo (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) da FAED, onde ministra a disciplina de estatística. É líder do grupo de pesquisa LabTIC (Laboratório de Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas), certificado pela UDESC no CNPq desde 2002. Foco de atuação: Tecnologia de Informação e Comunicação aplicadas a Administração, Engenharia e Educação, principalmente em infra-estrutura de tecnologia, e-Business, sistemas de ensino-aprendizagem, políticas de informatização e tecnologias da informação e comunicação. comunicação.

Ana Maria Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Tecnologia e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2009). Atualmente é coordenadora do laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biblioteconomia e Ciência da Informação - LABIB da Universidade do Estado de Santa Catarina, coordenadora do Programa de pós-graduação em Gestão da Informação - PPGInfo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora permanente do PPGInfo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ministra disciplinas no Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenadora e Editora Chefe do periódico Cidadania em Ação - Revista de Extensão e Cultura da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: catalogação, biblioteconomia, extensão, informação e biblioteca parque.

 

Published

2024-03-03

Issue

Section

Reserch Reports