Tecnologias para o ensino/aprendizagem da catalogação em RDA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2023v19n4.68684Resumo
A Resource Description and Access foi adotada como padrão para a catalogação, trazendo mudanças significativas nos processos de descrição bibliográfica. No entanto, no Brasil, a adoção da RDA tem sido lenta e enfrenta obstáculos, como a falta de recursos pedagógicos em português. O objetivo deste artigo é apresentar o protótipo de software RDA PARA TODES como uma nova opção tecnológica para o ensino e aprendizagem da nova diretriz de catalogação. Aborda as estratégias de implantação e o treinamento de bibliotecários nos países do Comitê Diretivo para o Desenvolvimento da RDA, fazendo uma comparação com a realidade brasileira. Também apresenta as possibilidades de uso das tecnologias para o ensino/aprendizagem, destacando as possibilidades de uso de aplicativos desenvolvidos em plataformas no-code/low-code, como recurso facilitador no processo de aprendizagem. O desenvolvimento ágil foi utilizado, com a aplicação do Processo de Desenvolvimento de Produtos sendo empregado para o controle das etapas e procedimentos. Os recursos Firebase e AppyGyver foram escolhidos para o desenvolvimento do software. Conclui-se apresentando o protótipo do software RDA PARA TODES para o ensino da RDA em português.