Educação patrimonial, bibliotecas e museus virtuais na escola

Autores/as

  • Italo Teixeira Chaves Universidade Federal do Ceará
  • Lidia Eugenia Cavalcante Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n1.53105

Resumen

Visa discorrer sobre a educação patrimonial a partir da presença de bibliotecas e museus virtuais na escola. Problematiza acerca da apropriação e usos em sala de aula das ambiências virtuais como espaços de aprendizagem, que possibilitam a salvaguarda, a valorização e o acesso à memória documental. Discute a percepção de alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Fortaleza - Ceará a respeito da patrimonialização digital. Como metodologia de pesquisa, valeu-se da realização de oficina de mediação para o público jovem escolar, com o intuito de apresentar ambiências culturais cujos acervos estão disponibilizados em meio digital. Como resultado, evidencia-se que a educação patrimonial e a realização de trabalho pedagógico sistemático por meio do qual indivíduos ou coletivos sejam levados a interagir com coleções memorialísticas em diferentes formatos, suportes ou mídias, certamente contribuirão para a valorização desses bens patrimoniais.

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Publicado

2020-10-19

Número

Sección

RELATOS DE PESQUISA