Análise da gestão documental do Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Autores/as

  • Isadora Ramalho Pelosi
  • Ana Carolina de Menezes Santos Lima
  • Maria Clara Reinol Santos
  • Lígia Santos de Oliveira Instituto Federal de Sergipe
  • Manuela do Nascimento Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n2.53920

Resumen

Contextualizada na Sociedade da Informação e caracterizada por uma grande quantidade de informação produzida em diferentes formatos, esta pesquisa tem por objeto de estudo a gestão documental que trata de um conjunto de procedimentos e técnicas indispensável para o funcionamento eficiente dos arquivos institucionais. Destaca-se a criação da Lei n° 8.159 de 1991, ordenamento jurídico brasileiro que versa sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, a qual determina e estabelece como dever público a obrigatoriedade da aplicação da gestão documental. A presente pesquisa teve como objetivo geral entender o funcionamento da gestão documental do Instituto Federal de Sergipe (IFS), bem como, perceber seu nível de aplicação. Metodologicamente utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e descritiva. Realizou-se as consultas em bases de dados acadêmicos, livros e sites que dialogavam sobre a área da Arquivologia, em especial a gestão documental, a história da Educação Profissional e do IFS, e por fim, utilizou-se uma abordagem qualitativa com o uso do estudo de caso. Na análise percebeu-se que o sistema de gestão documental do IFS está em desenvolvimento e encontrando-se no nível mínimo ampliado. Concluiu-se que o IFS tem investido na organização de seu arquivo e mesmo que sua gestão documental não esteja totalmente implementada existe práticas e mecanismos baseados na legislação pertinente que atende as demandas daquela instituição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isadora Ramalho Pelosi

Graduanda do Curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Bolsista do projeto "CARACTERIZANDO O ACERVO DO ARQUIVO GERAL DO CAMPUS ARACAJU SOB A LUZ DA GESTÃO DOCUMENTAL", aprovado no Edital Nº 05/2019, do Programa de Bolsas Institucionais de Extensão - PBIEx pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Ana Carolina de Menezes Santos Lima

Graduanda do Curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Bolsista do projeto "CARACTERIZANDO O ACERVO DO ARQUIVO GERAL DO CAMPUS ARACAJU SOB A LUZ DA GESTÃO DOCUMENTAL", aprovado no Edital Nº 05/2019, do Programa de Bolsas Institucionais de Extensão - PBIEx pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Maria Clara Reinol Santos

Graduanda do Curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Bolsista do projeto "IDENTIFICANDO A MASSA DOCUMENTAL ACUMULADA COMPORTADA PELO ARQUIVO GERAL DO CAMPUS ARACAJU ", aprovado no Edital Nº 05/2019, do Programa de Bolsas Institucionais de Extensão - PBIEx pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Técnica em Manutenção e Suporte em Informática pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Lígia Santos de Oliveira, Instituto Federal de Sergipe

Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Coordenadora de Protocolo e Arquivo do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju.

Manuela do Nascimento Silva, Universidade Federal da Bahia

Arquivista Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento -UFS

Publicado

2020-10-29

Número

Sección

RELATOS DE PESQUISA