FAODP Indexação
ferramenta arquivística para organizar documentos permanentes nas instituições públicas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n1.59307Resumen
A indexação para organizar os acervos permanentes é de fundamental importância para garantir a memória e o testemunho científico, cultural, social e político de qualquer instituição, visando a recuperação dessas informações. O objetivo desse artigo é analisar o processo de indexação dos acervos permanentes nas instituições públicas. Essa proposta foi alcançada a partir do uso de questionário, estruturado em forma de perguntas abertas, fechadas, de múltipla escolha e enviado por e-mail aos arquivistas dos acervos da Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal da Bahia; Universidade Federal do Paraná; Universidade Federal do Pará; e do Arquivo Público do Estado do Pará. Os resultados evidenciaram que os arquivistas das instituições pesquisadas raramente se apropriam de recursos para compor o processo de indexação dos documentos permanentes, a exemplo das diretrizes pré-definidas, elaboração de manual ou de catálogos, uso de Software, campo para incluir termos e remissivas; entre outros e, para piorar, os arquivistas pouco conhecem os instrumentos de indexação. Concluí-se que os sujeitos dessa pesquisa não usam as ferramentas arquivistas para indexar os documentos de acervos permanentes, cuja causa mais evidente é a ausência de uma política voltada para este segmento e, por conseguinte, os arquivistas carecem de ferramentas para aplicar no seu labor, ainda que estes profissionais recorram a formas de representação alternativas para recuperar a informação: os fundamentos da Ciência da Informação e da Norma brasileira de descrição arquivista.