ESPAÇO DOS VIVOS – LUGAR DOS MORTOS: a dinâmica de (des) identificação com os espaços destinados aos vivos e aos mortos na nova cidade de Jaguaribara, Ceará
Abstract
O lugar não existe por si mesmo. Sua identidade só surge na medida em que as pessoas se relacionam com o espaço e passam a construir vínculos afetivos e simbólicos com o ambiente que as rodeia. Os lugares destinados ao descanso dos mortos são especialmente cheios de simbolismo e possuem um papel importante para as sociedades humanas desde a pré-história. No estado do Ceará, a cidade de Jaguaribara e o seu cemitério foram inundados para a construção de um grande açude. O governo do Estado construiu uma cidade nova e um novo cemitério para realocar os vivos e os mortos. A partir do conhecimento prévio de que havia uma grande des-identificação das pessoas com a nova cidade de Jaguaribara, este trabalho buscou entender a relação da população com o novo cemitério e como a relação das pessoas com os mortos foi (ou não) alterada pela perda do antigo lugar cemitério e a construção do novo.
Palavras-chave: Jaguaribara; Etnografia; Cemitério; Identificação; Lugar-Espaço.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).