Performances e visualidades musicais: aparatos conceituais para o debate sobre a música no audiovisual

Autores

  • Thiago SOARES

Resumo

O artigo se configura num debate de ordem metodológica sobre o conceito de performance. Busca-se, do largo espectro da terminologia “performance”, aquele que se situa de forma midiática: a noção que se configura na materialização de um corpo a partir de um dispositivo musical, no nosso caso de investigação, a canção. A perspectiva aqui apontada tem como finalidade a delimitação de um ponto de partida possível para a análise de produtos audiovisuais, notadamente, os videoclipes. Postula-se, então, três aparatos conceituais capazes de orientar o olhar analítico no audiovisual: a performance como materialização de uma gestualidade, a performance como materialização de uma oralidade e a performance como materialização de um cenário.

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Publicado

2012-06-14

Como Citar

SOARES, T. Performances e visualidades musicais: aparatos conceituais para o debate sobre a música no audiovisual. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/12788. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos