“Menos Luiza que está no Canadá” e o fator humanológico da midiatização
Resumo
A forma inesperada como os memes do tipo “Menos Luiza que está no Canadá” se espalham pela internet e acionam a mídia, repercutindo fora da Rede na vida das pessoas é instigante porque não constitui uma fórmula a ser repetida de forma voluntária. Que força move essa replicação espontânea que varre as redes sociais e se presentifica como uma prática midiática coletiva? Nossa atenção recai sobre um fator atuante nesse fenômeno típico do processo da midiatização da sociedade: o fator humanológico. Juntamente com dois outros fatores, tecnológico e mercadológico, determina como hoje se instauram as tecnomediações no contexto da cibercultura. Pela análise de como se operacionaliza o fator humanológico nos é possível compreender melhor as implicações da midiatização, tendo como objeto de análise “Luiza” e outros memes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).