Comunicação, consumo e entretenimento:

a construção diegética e subjetiva da marca em obras audiovisuais através do uso do Product Placement

Autores

  • Beatriz Braga Bezerra PPGC/UFPB
  • Rodrigo Octavio D’Azevedo Carreiro

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Entretenimento, Publicidade, Cinema

Resumo

As estratégias publicitárias objetivam persuadir o consumidor sobre determinado produto ou serviço; o cinema tem por premissa o entretenimento, mas também informa e pode defender uma ideia ou conceito. A constante mudança do perfil dos consumidores, cada vez mais críticos e munidos de diferentes tecnologias que alteram suas práticas sociais – para a publicidade e o cinema – faz com que as mensagens persuasivas sejam reformuladas diante do público e suas exigências, incluindo o universo fílmico como um campo a ser, cada vez mais, valorizado. Dito isso, o trabalho pretende investigar a construção diegética de marcas inseridas em filmes, observando de que forma os elementos referentes ao produto ou serviço são utilizados nas tramas. Para atingir tal objetivo, analisa-se um roteiro fílmico visando dissecar trechos e estabelecer conexões com as teorias referenciadas. 

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Publicado

2015-06-26

Como Citar

BEZERRA, B. B.; CARREIRO, R. O. D. Comunicação, consumo e entretenimento:: a construção diegética e subjetiva da marca em obras audiovisuais através do uso do Product Placement. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/24703. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos