Publicidade e gastronomia: um estudo sobre a apropriação estética de programas televisivos de cozinha na produção de conteúdos de marca
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n2.43550Resumo
O objetivo desse trabalho é observar como a publicidade se apropria da estética dos programas de cozinha na TV para construir conteúdos de marca, a partir da análise dos anúncios O dia em que nosso hambúrguer nasceu e A vida sustentável do palmito, da rede brasileira de restaurantes Madero. Por meio dessa análise e de uma reflexão teórica – que discute a relação entre comunicação, consumo e gastronomia (BACCEGA, 1995; CONTRERAS HERNÁNDEZ, MABEL GRACIA-ARNÁIZ, 2005; DÓRIA, 2006; FRANÇA, 2002); a história estética dos programas de cozinha (COLLINS, 2009); e a estratégia de conteúdo de marca, o branded content, (DONATON, 2002, 2007) – refletimos sobre como a linguagem específica dos programas de cozinha na TV se tornou reconhecível e reproduzível a ponto de ser apropriada pela publicidade. Palavras-chave: Publicidade. Programas de cozinha. Televisão. Conteúdo de marca. Madero.Downloads
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