Das concepções e representações do gosto pela mídia: reflexões acerca da imagem estetizada da comida na divulgação de receitas culinárias

Autores

  • Caroline Cavalcanti de Oliveira PPGC/UFPB

Resumo

Uma emergência de questões estéticas, evidenciada em regimes de visualidade da culinária e da gastronomia no conteúdo veiculado na mídia, é potencialmente relacionada a uma onda de consumo do universo da cozinha, observada em abrangência internacional. Complementarmente, a ascensão do chef de cozinha a um status de celebridade através da publicidade e da imprensa tem tornado esses profissionais referência para o estabelecimento de paradigmas relativos ao gosto. Partindo de tais percepções, o artigo propõe a definição preliminar de uma “forma de sentir” o gosto associada à imagem estetizada da comida na divulgação de receitas culinárias, provisoriamente intitulada gosto da representação. São analisados modos de manifestação do gosto, apresentando-se correspondências entre dimensões estéticas e aspectos comunicacionais relativos a suas concepções e representações pela mídia. Como objeto empírico foram selecionadas imagens ilustrativas de receitas divulgadas pelos chefs Alex Atala e Jamie Oliver. Palavras-chave: Gosto. Estetização. Midiatização. Receita Culinária.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

OLIVEIRA, C. C. de. Das concepções e representações do gosto pela mídia: reflexões acerca da imagem estetizada da comida na divulgação de receitas culinárias. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 9, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/29367. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos