Documentário e invenção: estratégias de mis en scène como recurso estético e narrativo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2017v10n2.37666Resumo
Os documentários de curta-metragem Tubarão (TABOSA, 2013) e La llamada (VINAGRE, 2014) são pretextos para refletirmos sobre o recurso a artifícios, a exemplo da encenação, quando a realidade nega ao realizador parte da matéria documental (imagens e sons) para compor sua narrativa. Entre as opções de estratégias de mis en scène está a substituição de personagens reais da história narrada por outros atores sociais ou maquinações outras para compor a narrativa documentária. Palavras-chave: Documentário. Encenação. Estética. Ética. Mis en scène.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).