Gênero e política nas revistas brasileiras:

uma análise do conteúdo midiático sobre a presidenta Dilma Rousseff

  • Fernanda Cavassana de Carvalho Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Marcia Boroski Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Palavras-chave: Gênero e Mídia, Gênero e Política, Dilma Rousseff

Resumo

Este artigo identifica e discute quais termos foram utilizados para criticar o segundo mandato do governo Dilma sob a perspectiva de gênero nas capas das revistas semanais, sendo o corpus composto por 89 capas de Época, Veja e IstoÉ, de 2015 e 2016. A metodologia é a análise quantitativa de conteúdo, por meio de métodos clássicos e automatizados. Como aporte teórico, exploram-se estudos sobre as interfaces entre mídia, política e gênero, com ênfase na cobertura jornalística sobre mulheres na política pelas revistas brasileiras. Discute-se como esta imprensa atua na construção social de gênero por meio de seus discursos midiáticos. Os resultados indicam que a cobertura negativa à presidenta sob a perspectiva de gênero esteve vinculada ao seu governo e à imagem masculina de seu vice-presidente, Michel Temer.

Publicado
2018-07-02
Como Citar
CARVALHO, F. C. DE; BOROSKI, M. Gênero e política nas revistas brasileiras:. Culturas Midiáticas, v. 11, n. 1, 2 jul. 2018.
Seção
Artigos