Género y política en las revistas brasileñas:

un análisis del contenido mediático sobre la presidenta Dilma Rousseff

Autores/as

  • Fernanda Cavassana de Carvalho Universidad Federal de Paraná (UFPR)
  • Marcia Boroski Universidad Tuiuti de Paraná (UTP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n1.40743

Palabras clave:

Género y Medios, Género y Política, Dilma Rousseff

Resumen

Este artigo identifica e discute quais termos foram utilizados para criticar o segundo mandato do governo Dilma sob a perspectiva de gênero nas capas das revistas semanais, sendo o corpus composto por 89 capas de Época, Veja e IstoÉ, de 2015 e 2016. A metodologia é a análise quantitativa de conteúdo, por meio de métodos clássicos e automatizados. Como aporte teórico, exploram-se estudos sobre as interfaces entre mídia, política e gênero, com ênfase na cobertura jornalística sobre mulheres na política pelas revistas brasileiras. Discute-se como esta imprensa atua na construção social de gênero por meio de seus discursos midiáticos. Os resultados indicam que a cobertura negativa à presidenta sob a perspectiva de gênero esteve vinculada ao seu governo e à imagem masculina de seu vice-presidente, Michel Temer.

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Publicado

2018-07-02

Cómo citar

CARVALHO, F. C. de; BOROSKI, M. Género y política en las revistas brasileñas:: un análisis del contenido mediático sobre la presidenta Dilma Rousseff . Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 11, n. 1, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n1.40743. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/40743. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos