Do Folk ao Remix

A cultura popular na era das mídias digitais

Autores

  • Lucas Alves de Brito Universidade Federal de Goiás
  • Ricardo Pavan Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n1.43082

Palavras-chave:

Cultura Popular, Cultura do Remix, Folk, Sample

Resumo

O artigo apresenta uma análise comparativa entre a música folk da cultura popular e a música sampleada da cultura do remix. Com a popularização das tecnologias digitais, nota-se o ressurgimento da criatividade amadora a partir da apropriação de formas, presentes na tradição oral do folk, que assim como o sampleamento, questiona o conceito de autoria e valoriza a colaboração e o compartilhamento.

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Biografia do Autor

Lucas Alves de Brito, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Comunicação na linha de pesquisa Mídia e Cultura pela PPGCOM-FIC da UFG

Ricardo Pavan, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992) e mestrado (2002) e doutorado (2011) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de pesquisa Mídia e Cultura, e professor adjunto do Curso de Jornalismo na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goias.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

DE BRITO, L. A.; PAVAN, R. Do Folk ao Remix: A cultura popular na era das mídias digitais. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 18–35, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n1.43082. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/43082. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

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