Do Folk ao Remix

A cultura popular na era das mídias digitais

Autores

  • Lucas Alves de Brito Universidade Federal de Goiás
  • Ricardo Pavan Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n1.43082

Palavras-chave:

Cultura Popular, Cultura do Remix, Folk, Sample

Resumo

O artigo apresenta uma análise comparativa entre a música folk da cultura popular e a música sampleada da cultura do remix. Com a popularização das tecnologias digitais, nota-se o ressurgimento da criatividade amadora a partir da apropriação de formas, presentes na tradição oral do folk, que assim como o sampleamento, questiona o conceito de autoria e valoriza a colaboração e o compartilhamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Alves de Brito, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Comunicação na linha de pesquisa Mídia e Cultura pela PPGCOM-FIC da UFG

Ricardo Pavan, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992) e mestrado (2002) e doutorado (2011) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de pesquisa Mídia e Cultura, e professor adjunto do Curso de Jornalismo na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goias.

Referências

ALTARES, Guillermo. A origem do Natal: uma luta entre elementos religiosos e pagãos. El País. 19 dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2018.

BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 57-64

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Época de Sua Reprodutibilidade Técnica. In: LIMA, L.C. Teoria da Cultura de Massa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 221-254.

BILTON, Nick. One on One: Girl Talk, Computer Musician. The New York Times. 28 fev. 2011. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2018.

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.

BURKE, Peter. Hibridismo cultural. Tradução Leila Souza Mendes. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2010.

CAMPANELLI, Vito. An Existential Perspective. In: The Routledge Companion to Remix Studies. New York: Routledge, 2015.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 2003.

_____________. Communication Power. New York: Oxford University Press, 2009.

CHARTIER, Roger. Culture as Appropriation: Popular Cultural Uses in Early Modern France. In: Understanding Popular Culture: Europe from the Middle Ages to the Nineteenh Century. KAPLAN, Steven L. (ed.). New York: Mounton, 1984.

_____________________. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p. 179-192, dez. 1995. ISSN 2178-1494. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2018.

DOMBAL, Ryan. Girl Talk. Pitchfork. 30 ago. 2006. Disponível em: Acesso em: 16 abr. 2018.

FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro, Sextante, 2011.

GARCIA CANCLINI, Néstor. Ni Folclórico, ni massivo: Que es lo Popular? Revista

Dialogos de la Comunicación, LIMA, Nº 17. 1997, P. 1-16.

HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, Henry. Invasores do Texto: fãs e cultura participativa. Tradução Érico Assim. Nova Iguaçu: Marsupial Editora, 2015.

JORDAN, Ken. Stop. Hey. What’s That Sound? In: MILLER D, Paul (org.). The Sound Unbound: Sampling Digital Music and Culture. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press 2008.

KELLER, Daphne. The musician as thief: Digital Culture and Copyright Law. In: MILLER D, Paul (org.). The Sound Unbound: Sampling Digital Music and Culture. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press 2008.

KOZINETS, Robert V. Netnography: redefined. 2º ed. London: SAGE Publications, 2015.

KVIFTE, Telef. Digital sampling and analogue aesthetics. 2007. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2018.

LEMOS, André. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. São Paulo; Editora 34, 2004.

LESSIG, Lawrence. Remix: Making Art and Commerce Thrive in the Hybrid Economy.

London: Bloomsbury Publishing PLC, 2008.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.

MANOVICH, Lev. The Language of New Media. MIT Press, 2002.

NAVAS, Eduardo. Remix Theory: The Aesthetics Of Sampling. New York: Springer Wien,

RICOEUR, Paul. Hermeneutics and the human sciences. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.

RITCHIE, Jean. Folk Singer – obituary. The Telegraph. 3 jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2018

SÁ, Simone Pereira de. A música na era de suas tecnologias de reprodução. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. E-Compós, Brasília vol. 6, ago. 2006. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2018

SILVA, Cicero Inácio da. Can I borrow your proper name? In: The Routledge Companion to Remix Studies. New York: Routledge, 2015.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

DE BRITO, L. A.; PAVAN, R. Do Folk ao Remix: A cultura popular na era das mídias digitais. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 18–35, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n1.43082. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/43082. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)