A construção da imagem da Igreja Católica em postagens online

Autores

  • Adriano Charles Silva Cruz PPGC/UFPB
  • Rossano José Batista Cabral Júnior

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n2.43528

Resumo

Este trabalho analisa as imagens e discursos da Igreja Católica durante a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em 2013, na fanpage oficial. Vivia-se um momento de uma nova gestão eclesial, com a eleição do Papa Francisco. Além disso, o evento foi intensamente mediado pela imprensa e pelas redes sociais. Elegemos as imagens presentes na rede social mais utilizada no Brasil naquele ano. A partir de uma perspectiva discursiva, analisamos a construção da imagem institucional. O estudo identificou a ocorrência dos discursos de renovação e de sedução, a partir dos usos da memória e da figura do Papa. Palavras-chave: Imagem institucional. Redes sociais. Análise de discurso. Midiatização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

CRUZ, A. C. S.; CABRAL JÚNIOR, R. J. B. A construção da imagem da Igreja Católica em postagens online. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 11, n. 2, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n2.43528. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/43528. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos