Lana Del Baile: videomemes musicais, ativismo de fãs e performances de gosto nos sites de redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n2.43559Resumo
Ao compreender os memes de internet como artefatos da cultura digital, esta pesquisa investiga as articulações das camadas estéticas e performáticas dos videomemes que ressignificam produtos musicais por meio do humor em plataformas como o Facebook e YouTube. Interessa-nos questionar, especificamente, os videomemes enquanto mediadores da experiência, consumo e circulação musical, bem como as práticas de ativismo de fãs e performances de gosto protagonizadas. Utilizando como corpus os videomemes da canção High By The Beach, da cantora indie pop Lana Del Rey, vislumbra-se a hipótese de que deste fenômeno emerge uma cultura memética musical, vasta e carregada de peculiaridades, marcada por um repertório cultural de referências e imaginários em torno do qual atores sociais brasileiros reunidos em fandoms (sub)culturais performatizam gostos e consumos, se reconhecem, socializam e disputam. Palavras-chave: Memes. Sites de redes sociais. Performance de gosto. Videomemes. Fandom.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).