Lana Del Baile: videomemes musicais, ativismo de fãs e performances de gosto nos sites de redes sociais

Autores

  • Luana Inocêncio

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n2.43559

Resumo

Ao compreender os memes de internet como artefatos da cultura digital, esta pesquisa investiga as articulações das camadas estéticas e performáticas dos videomemes que ressignificam produtos musicais por meio do humor em plataformas como o Facebook e YouTube. Interessa-nos questionar, especificamente, os videomemes enquanto mediadores da experiência, consumo e circulação musical, bem como as práticas de ativismo de fãs e performances de gosto protagonizadas. Utilizando como corpus os videomemes da canção High By The Beach, da cantora indie pop Lana Del Rey, vislumbra-se a hipótese de que deste fenômeno emerge uma cultura memética musical, vasta e carregada de peculiaridades, marcada por um repertório cultural de referências e imaginários em torno do qual atores sociais brasileiros reunidos em fandoms (sub)culturais performatizam gostos e consumos, se reconhecem, socializam e disputam. Palavras-chave: Memes. Sites de redes sociais. Performance de gosto. Videomemes. Fandom.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

INOCÊNCIO, L. Lana Del Baile: videomemes musicais, ativismo de fãs e performances de gosto nos sites de redes sociais. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 11, n. 2, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n2.43559. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/43559. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos