Sem glúten, sem lactose e sem vacas
Alimentação em conflito diante de uma nova ética de consumo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n1.51035Resumo
Partindo da análise da materialidade discursiva, constitutiva da campanha publicitária “Atualize o seu leite”, da marca carioca de bebidas naturais Do Bem e nas diversas reações de consumidores a respeito da mesma, sobretudo na rede social digital Instagram, o presente artigo busca demonstrar como determinados discursos em torno da alimentação configuram-se, eles mesmos, como manifestações da ética contemporânea que respalda e legitima o consumo alimentar no Brasil atual. A observação da polêmica em torno da campanha evidenciou as disputas de sentido e lutas por reconhecimento entre o discurso vegano e o do agronegócio, apontando caminhos para a compreensão dos critérios definidores de certo e errado na sociedade brasileira hoje.
Palavras-chave: Ativismo. Comida. Consumo. Discurso. Veganismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).