Sem glúten, sem lactose e sem vacas

Alimentação em conflito diante de uma nova ética de consumo

Autores

  • Bruno Anselmo da Silva UFPE
  • Karla Regina Macena Pereira Patriota UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n1.51035

Resumo

Partindo da análise da materialidade discursiva, constitutiva da campanha publicitária “Atualize o seu leite”, da marca carioca de bebidas naturais Do Bem e nas diversas reações de consumidores a respeito da mesma, sobretudo na rede social digital Instagram, o presente artigo busca demonstrar como determinados discursos em torno da alimentação configuram-se, eles mesmos, como manifestações da ética contemporânea que respalda e legitima o consumo alimentar no Brasil atual. A observação da polêmica em torno da campanha evidenciou as disputas de sentido e lutas por reconhecimento entre o discurso vegano e o do agronegócio, apontando caminhos para a compreensão dos critérios definidores de certo e errado na sociedade brasileira hoje.

Palavras-chave: Ativismo. Comida. Consumo. Discurso. Veganismo.

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Biografia do Autor

Bruno Anselmo da Silva, UFPE

Doutorando e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFPE e em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte. 

Karla Regina Macena Pereira Patriota, UFPE

Pós-Doutorado pela Universidade de Cambridge (UK) e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

ANSELMO DA SILVA, B.; REGINA MACENA PEREIRA PATRIOTA, K. Sem glúten, sem lactose e sem vacas: Alimentação em conflito diante de uma nova ética de consumo. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 209–227, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n1.51035. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/51035. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Mídia e Consumo