Sem glúten, sem lactose e sem vacas

Alimentação em conflito diante de uma nova ética de consumo

  • Bruno Anselmo da Silva UFPE
  • Karla Regina Macena Pereira Patriota UFPE

Resumo

Partindo da análise da materialidade discursiva, constitutiva da campanha publicitária “Atualize o seu leite”, da marca carioca de bebidas naturais Do Bem e nas diversas reações de consumidores a respeito da mesma, sobretudo na rede social digital Instagram, o presente artigo busca demonstrar como determinados discursos em torno da alimentação configuram-se, eles mesmos, como manifestações da ética contemporânea que respalda e legitima o consumo alimentar no Brasil atual. A observação da polêmica em torno da campanha evidenciou as disputas de sentido e lutas por reconhecimento entre o discurso vegano e o do agronegócio, apontando caminhos para a compreensão dos critérios definidores de certo e errado na sociedade brasileira hoje.

Palavras-chave: Ativismo. Comida. Consumo. Discurso. Veganismo.

Biografia do Autor

Bruno Anselmo da Silva, UFPE

Doutorando e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFPE e em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte. 

Karla Regina Macena Pereira Patriota, UFPE

Pós-Doutorado pela Universidade de Cambridge (UK) e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE.

Publicado
2020-09-30
Como Citar
ANSELMO DA SILVA, B.; REGINA MACENA PEREIRA PATRIOTA, K. Sem glúten, sem lactose e sem vacas. Culturas Midiáticas, v. 13, n. 1, p. 209-227, 30 set. 2020.
Seção
Artigos - Mídia e Consumo