Interatividade seletiva e comunicativa
interatuantes, dimensões e opções interativas no jornalismo online
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.58948Palavras-chave:
Jornalismo online, Interatividade, Participação digital, Democracia, O ImparcialResumo
A pesquisa consiste em analisar a rotina produtiva online de conteúdo político do Jornal O Imparcial, através dos aspectos de Interatividade Seletiva e Comunicativa proposto por Alejandro Rost (2014) e relacionar com a participação digital. É analisado através de uma abordagem qualitativa (BAUER; GASKELL, 2002), exploratória, sendo utilizados as seguintes técnicas de coleta de dados: observação não participante (RICHARDSON et al., 2012), entrevista individual (BAUER; GASKELL, 2002), E-clipping (LEMOS; PORTO; NASSIF, 2012), e como técnica analítica, Análise de Conteúdo (BAUER; GASKELL, 2002). Os resultados mostram que a maioria das notícias publicadas no Portal do O Imparcial tem a predominância das ferramentas de Interatividade Seletiva e os perfis digitais (Facebook, Twitter e Instagram) da empresa apresentam as ferramentas de Interatividade Comunicativa mais prevalecentes. Concluiu-se que O Imparcial não explora os recursos de interação em profundidade.
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Referências
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