Análise de estratégias comunicacionais durante a tragédia climática no rio grande do sul:

responsabilidade, ação isolada ou oportunidade para as organizações?

Autores

Palavras-chave:

Tragédia Climática, Rio Grande do Sul, Responsabilidade Social, Mídias Digitais, Estratégias de comunicação

Resumo

Este artigo analisa a comunicação utilizada por empresas privadas em suas mídias digitais durante a crise climática e política que se abateu sobre o estado do Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio de 2024. Acionando um debate entre filantropia, ação e responsabilidade social, buscou-se responder o problema: como as organizações, em especial as empresas privadas, têm utilizado plataformas digitais e sociais para a divulgação de suas ações durante o período das enchentes no RS? Metodologicamente, lançou-se mão do e-clipping como técnica de coleta de dados. A posteriori, por meio revisão de literatura narrativa, elaborou-se um debate analítico problematizando as ações de marketing travestidas de responsabilidade social enquanto estratégias de comunicação. Considerou-se, por fim, que a junção de doações vultosas a estratégias de comunicação transparentes e engajadoras ampliam as possibilidades de conexão emocional com o público e reforçam a imagem das empresas como agentes de mudança social positiva.

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Biografia do Autor

Patrícia Rakel de Castro Sena, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação (UFPE e UBI/Portugal). Docente do curso de Jornalismo da UFMA, membro permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mestrado Profissional (PPGCOM/PRO) da UFMA. Coordena a Linha de Pesquisa e Grupo de Estudos "Mídia e Democracia - MID" (vinculada ao Grupo de Pesquisa em Estratégias de Comunicação - GPECOM). E-mail: patricia.rakel@ufma.br.

Pablo Ricardo Monteiro Dias, Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOMPro) da UFMA. Doutor em Mídia e Tecnologia pela Unesp. E-mail: pablo.monteiro@ufma.br

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

GADELHA ROMERO, F. G.; DE CASTRO SENA, P. R.; MONTEIRO DIAS, P. R. Análise de estratégias comunicacionais durante a tragédia climática no rio grande do sul: : responsabilidade, ação isolada ou oportunidade para as organizações?. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/70709. Acesso em: 22 dez. 2024.

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