Selective and comnotable interactivity

interactive dimensions and options in online journalism

Authors

  • Bruno Sodré Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/
  • Rakel de Castro Universidade Federal do Maranhão
  • Yumi Wada Universidade Federal do Maranhão
  • Fellipe Reis Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.58948

Keywords:

Online journalism, Interactivity, Digital participation, Democracy, O Imparcial

Abstract

The research consists of analyzing the online productive routine of political content of the Newspaper O Imparcial, through the aspects of Selective and Communicative Interactivity proposed by Alejandro Rost (2014) and relate to digital participation. It is analyzed through a qualitative approach (BAUER; GASKELL, 2002), exploratory, using the following data collection techniques: non-participant observation (RICHARDSON et al., 2012), individual interview (BAUER; GASKELL, 2002), E-clipping (LEMOS; PORTO; NASSIF, 2012), and as analytical technique, Content Analysis (BAUER; GASKELL, 2002). The results show that most of the news published on the O Imparcial Portal has the predominance of Selective Interactivity tools and the company's digital profiles (Facebook, Twitter and Instagram) present the most prevalent Communicative Interactivity tools. It was concluded that O Impartial does not exploit the capabilities of interaction in depth.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Sodré, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em andamento em Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pesquisador no Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação (NEEC-UFMA), na linha de pesquisa Mídia e Democracia - MID, vinculado ao Departamento de Comunicação Social da UFMA. Bolsita de Iniciação Cientifica pelo PIBIC/ CNPq (2019-2020).

Rakel de Castro, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco, em co-tutela com o curso Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior / Portugal (Convênio N° 13-2016 UFPE) e com sanduíche (PDSE) também na Universidade da Beira Interior / Portugal, Bolsista Capes - Proc. nº BEX 99999.008304/2014-09; mestre em Estudos de Mídia pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia - PPgEM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, com bolsa sanduíche PROCAD na UFRJ e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela UFRN. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação - Mestrado Profissional (PPGCOM/PRO) da UFMA, coordenadora da linha de pesquisa Mídia e Democracia - MID (do Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação - NEEC) e desenvolve pesquisas nas áreas de Jornalismo online, Democracia, Construtivismo, Comunicação Política, Teoria Crítica, Teorias do Jornalismo e Análise de Discurso.  

Yumi Wada, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em andamento em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação (NEEC-UFMA), na linha de pesquisa "Mídia e Democracia - MID", vinculado ao Departamento de Comunicação Social da UFMA. Integrante do projeto de pesquisa "Interatividade seletiva e comunicativa: interatuantes, dimensões e opções interativas no discurso político do jornalismo online".

Fellipe Reis, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em andamento em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pesquisador no Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação (NEEC-UFMA), na linha de pesquisa "Mídia e Democracia - MID", vinculado ao Departamento de Comunicação Social da UFMA. Integrante do projeto de pesquisa "Interatividade seletiva e comunicativa: interatuantes, dimensões e opções interativas no discurso político do jornalismo online".

References

BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

BAUER, Martin. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, M.W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. cap. 8, p. 189 – 217.

CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã: UBI/LabCom, 2014.

CANAVILHAS, João. Jornalismo e Convergência: permanente renovação. In: ERC - Digital Media Portugal, Portugal: ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, 2015. cap. 3, p. 27-34.

Entrevista O Imparcial para o MID. Produção: Bruno Sodré. São Luís: Grupo Mídia e Democracia – MID. 2019. 1 vídeo (20 Min), Mp4, son., color.

GOMES, Wilson. A democracia digital e o problema da participação civil na decisão política. Revista Fronteiras, Rio Grande do Sul, v. 7, n. 3, set./dez. 2005, p. 214-222. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/6394. Acesso em: 30 nov. 2019.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, SAM. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: ALEPH, 2014.

JENSEN, Jens F. Interactivity: Tracking a new concept in media and communication studies. Nordicom Review, Sweden, v. 19, n. 1, jun. 1998, p. 185-204.

LACERDA, Bruno. O Imparcial consolida-se como o jornal maranhense eficiente na mídias sociais. O Imparcial, São luís, 30 Abril 2016. Disponível em: https://oimparcial.com.br/noticias/2016/04/o-imparcial-consolida-se-como-o-jornal-maranhense-eficiente-na-midias-sociais/. Acesso em: 30 nov. 2019.

LEMOS, Ariane; PORTO, Renata; NASSIF, Mônica. O Serviço de Monitoramento de Notícias no Âmbito Organizacional. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação (BOCC), Portugal, 2012. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/lemos-porto-nassif-o-servico-de-monitoramento-de-noticias.pdf. Acesso em: 25 nov. 2019.

RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ROST, Alejandro. Interatividade: Definições, estudos e tendências. In: CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã: UBI/LabCom, 2014.

Published

2021-10-26

How to Cite

COSTA SODRÉ, B.; DE CASTRO SENA, P. R.; WADA RODRIGUES, Y.; BRANDÃO DOS REIS, R. F. Selective and comnotable interactivity: interactive dimensions and options in online journalism. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 14, p. 22, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.58948. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/58948. Acesso em: 1 jul. 2024.