Capital a serviço do bem?
A publicidade de empoderamento femino e a colonização das representações de gênero
Palavras-chave:
publicidade, representações de gênero, indústria cultural, hegemonia, relações de poderResumo
De garçonete de biquíni a símbolo de força, as transformações das representações de campanhas
publicitárias em torno do empoderamento feminino dizem muito sobre as construções sociais circulantes
sobre as questões de gênero. Este texto busca, por meio de um debate teórico, responder a uma questão
fundamental: o que medeia a representação de um corpo como produto de uma marca? Para responder,
o trabalho se ampara nas teorias sobre ação direta do capital, indústria cultural, relações de poder e
aprisionamento dos corpos. Ao fim, pretende-se realizar uma reflexão teórica sobre como se engendra
a colonização das representações de gênero.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor; BENJAMIN, Walter. Indústria Cultural : Revisando Adorno E Horkheimer. Movendo Idéias, v. 8, n. 13, p. 13–22, 2003.
ALTHUSSER, L. 1980. Ler o Capital. V. 2. Rio de Janeiro: J. Zahar Editores. ALTHUSSER, L. 1999. Sobre a reprodução. Petrópolis: Vozes.
ANTUNES, Anderson. Gisele Bundchen is still outperforming the dow. Forbes, Jersey City, Nov. 2011. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/linhnguyen/2018/11/09/fortune- magazine-chatchaval-jiaravanon-thailand-billionaire-dhanin-chearavanont-cp- group/?sh=28a63e18d399. Acesso em: 10 jul. 2021.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio D’Água, s/d.
BAUDRILLARD, Jean. Sociedade do consumo. Lisboa: Ed. 70, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. (2013). A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960.
BUTLER, Judith. Regulações de Gênero*. n. 42, p. 249–274, 2014.
CARRASCOZA, João A. CASAQUI, Vander; HOFF, Tânia. A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo. In: Dossiê Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo. Vol 1. P. 65-77. 2007
CARRASCOZA, João Anzanello . Um duplo mapa da cultura, do consumo e do capitalismo. Galáxia [en linea]. 2017, (36), 217-219[fecha de Consulta 4 de Octubre de 2023]. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399658325016
CARRASCOZA, João Anzanello. Como a publicidade produz o sonho de consumo? In: Estratégias criativas da publicidade: consumo e narrativa publicitária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
CARRASCOZA, João Anzanello. Publicidade: o sonho de consumo e a realidade da produção. In: BACCEGA, Maria Aparecida (org). Comunicação e cultura do Consumo. São Paulo. Atlas. 2008
FEDERICI, S. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
GONZÁLEZ, Lélia. “Racismo e sexismo na cultura brasileira”. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
LAURENTIS, T. de. Technologies of gender, essays on theory, film and fiction. Bloomington, Indiana, University Press, 1987.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política: Livro I: O Processo de Produção do Capital. São Paulo: Ed. Boitempo, 2013.
OLIVEIRA, D. Ação direta do capital: o poder do capitalismo contemporâneo. in: Revista de Psicologia Política n. 15 (no prelo).
REUTERS Institute. Digital News Report 2023. Oxford: Reuters Institute; University of Oxford, 2023. Disponível em https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2023.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e Capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo. Brasilense. 2011.
SIMIONATTO, Ivete. Classes subalternas, lutas de classe e hegemonia: uma abordagem gramsciana. Revista Katálysis, v. 12, n. 1, p. 41–49, 2009.
SWAIN, Tania Navarro. Feminismo E Representações Sociais: a Invenção Das Mulheres Nas Revistas Femininas. História: Questões & Debates, v. 34, n. 1, p. 11–44, 2001.
TEIXEIRA, Jacqueline Moraes. Curso de Extensão FFLCH/USP: "Poder e performatividade pública: introdução a Judith Butler e Michel Foucault". São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLy0IdlptYwJYP0ai263znT4- gokzf8fi1. Acesso em: 10 jul. 2021.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materalismo. São Paulo: Unesp, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gilson Soares Raslan Filho, JANAINA VISIBELI BARROS, Marina Andrade Raslan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).