Capital a serviço do bem?

A publicidade de empoderamento femino e a colonização das representações de gênero

Autores

  • Gilson Soares Raslan Filho https://orcid.org/0000-0002-2428-7240
  • JANAINA VISIBELI BARROS UEMG - Unidade Divinópolis
  • Marina Andrade Raslan Anis - Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero

Palavras-chave:

publicidade, representações de gênero, indústria cultural, hegemonia, relações de poder

Resumo

De garçonete de biquíni a símbolo de força, as transformações das representações de campanhas
publicitárias em torno do empoderamento feminino dizem muito sobre as construções sociais circulantes
sobre as questões de gênero. Este texto busca, por meio de um debate teórico, responder a uma questão
fundamental: o que medeia a representação de um corpo como produto de uma marca? Para responder,
o trabalho se ampara nas teorias sobre ação direta do capital, indústria cultural, relações de poder e
aprisionamento dos corpos. Ao fim, pretende-se realizar uma reflexão teórica sobre como se engendra
a colonização das representações de gênero.

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Biografia do Autor

Gilson Soares Raslan Filho

Professor de Teoria Cultura e da Comunicação da Universidade do Estado de Minas Gerais, campus Divinópolis. Doutor em Comunicação e Cultura pela ECA/USP. Mestre em Estudos Literários pela UFMG. Bacharel em Comunicação Social pela UFMG.

JANAINA VISIBELI BARROS, UEMG - Unidade Divinópolis

É doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Professora nos cursos de Jornalismo e Comunicação - Publicidade e Propaganda - da  Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Divinópolis. Pesquisadora associada do CPCT/ECA-USP e EPCO/UEMG. Foi coordenadora da Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo - RETIJ/SBPJor entre novembro de 2021 e novembro de 2023 e membro do Comitê Científico da SBPJor no mesmo período

Marina Andrade Raslan, Anis - Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero

Graduada pela UnB, Especialista em Administração Pública. Coordenadora da Anis - Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero.

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Publicado

2024-11-15

Como Citar

SOARES RASLAN FILHO, G. .; VISIBELI BARROS, J. .; ANDRADE RASLAN, M. Capital a serviço do bem? A publicidade de empoderamento femino e a colonização das representações de gênero . Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 21, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/69438. Acesso em: 18 nov. 2024.

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